03 DEZ 2010
Guarda de Valinhos é uma das pioneiras em novo sistema de comunicação

A Guarda Civil Municipal de Valinhos é uma das pioneiras da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a implantar sistema de comunicação digital entre os guardas em viaturas, motos ou em patrulhamento a pé. O novo método passou a funcionar no início deste mês e tornou a comunicação muito mais eficaz em relação ao sistema analógico utilizado anteriormente. Entre as vantagens estão a ampliação em 50% do alcance da transmissão de vários pontos da cidade e região; melhor nitidez, com comunicação sem ruídos; e maior segurança no sigilo das informações repassadas. Além disso, com o sistema digital foi possível embutir nos rádios comunicadores aparelhos de GPS (Global Position Sistem), auxiliando na localização do efetivo.
A modernidade atende as determinações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que a partir de 2012 somente irá liberar e regularizar a comunicação pelo sistema digital. Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Magalhães, o que a Guarda de Valinhos fez foi antecipar o processo de modernização. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos munícipes, o que vai ao encontro à política administrativa do prefeito Marcos José da Silva (PMDB) e soma-se a outros investimentos realizados na Guarda durante este e o último governo.
Ainda quanto à utilização do GPS nos rádios comunicadores, o coordenador de Materiais e Equipamentos, Valtencir Pelegrini, destaca que o dispositivo tem agilizado de forma significativa o atendimento de ocorrências. “Por exemplo, a Central de Comunicação atende a um chamado de determinado bairro da cidade e consegue identificar imediatamente, com o auxílio do programa Google Maps, qual guarda está mais próximo do local. Essa facilidade permite que a Guarda chegue ao local da ocorrência em curto espaço de tempo”, explica.

Trânsito
A Secretária de Transportes e Trânsito também aderiu ao sistema de comunicação digital entre os agentes de trânsito, nesta quarta-feira, dia 10. Segundo o secretário da pasta, Ademir Martins, o novo dispositivo, que utiliza o GPS, facilitará bastante e agilizará o atendimento de ocorrências, pela facilidade de localização dos agentes.