03 DEZ 2010
Terminam nesta sexta-feira as inscrições para concurso fotográfico

As inscrições para o 4º Concurso Fotográfico “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” podem ser feitas até nesta sexta-feira, dia 12, no Centro Cultural “Vicente Musselli”. Promovido pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura, o concurso premiará os três primeiros colocados com troféus e prêmios de R$ 1.000, 600 e 300 respectivamente. O regulamento e as fichas de inscrição estão disponibilizados nas repartições públicas, escolas e comércio e também para impressão no site www.valinhos.sp.gov.br.  Podem participar fotógrafos amadores ou profissionais, maiores de 12 anos, com até cinco fotografias.
Todos os trabalhos serão expostos em uma mostra que será realizada no saguão do Paço Municipal, no período de 20 a 31 deste mês. Os trabalhos não premiados não serão devolvidos, sendo posteriormente encaminhados à Secretaria de Cultura. Segundo o secretário Mário Farci, o objetivo é resgatar, preservar e difundir, pela arte da fotografia, a paisagem, a geografia, a vida e os costumes do povo valinhense.
As cópias dos trabalhos deverão ser apresentadas no formato 15 x 21 centímetros e impressas obrigatoriamente em papel fotográfico. Os concorrentes deverão enviar com o trabalho o filme negativo, cromo ou CD, neste caso com a imagem gravada no formato original de saída do equipamento, com tamanho mínimo de três megapixels. Segundo informações da Secretaria de Cultura, não serão aceitas fotografias compostas, sobreposições e imagens manipuladas digitalmente, assim como fotografias com qualquer outro artifício.
Os trabalhos serão julgados por uma comissão que levará em conta os seguintes critérios: pertinência do tema proposto pelo concurso; beleza cênica do trabalho e seu aproveitamento jornalístico; plasticidade e clara identificação do uso e costume regionalizado.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3871-3646 ou e-mail cultura@valinhos.sp.gov.br.

Exposição em comemoração aos 85 anos de Haroldo Pazinatto será novidade

O 4º Concurso Fotográfico “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” terá como novidade a exposição “Arte e Memória” em homenagem aos 85 anos de nascimento do fotografo valinhense que dá nome ao evento. Ela será realizada no saguão do Paço Municipal, juntamente com a mostra das fotos participantes da competição, no período de 20 a 31 deste mês.
Segundo o secretário de Cultura, Mário Farci, a exposição reunirá 30 fotos que foram emprestadas pela família Pazinatto. O objetivo é exibir um pouco da obra deste fotógrafo valinhense por meio de suas próprias reproduções, incluindo pessoas, paisagens, fotos jornalísticas e cotidiano.