03 DEZ 2010
Vacinação gripe A em trabalhadores da Saúde prossegue até dia 19

A vacinação contra a gripe A em trabalhadores da Saúde que atendam diretamente pacientes suspeitos, mesmo na área administrativa, teve início nesta segunda-feira, dia 8, e prossegue até o próximo dia 19, sexta-feira. A imunização está sendo realizada nas próprias Unidades Básicas de Saúde, CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) e hospitais Galileo e Santa Casa. Outros profissionais que não atuam nestas unidades, mas estão ligados à contenção da epidemia devem procurar as UBS’s e apresentar um comprovante que exerce a função. A estimativa é imunizar mais de 2.200 pessoas.
O objetivo é manter o funcionamento dos serviços de saúde para fazer frente a segunda onda pandêmica de gripe suína e reduzir os casos graves e mortes pela infecção do influenza A (H1N1). "A finalidade é reduzir as faltas ao trabalho e garantir o atendimento nas unidades de saúde”, destacou a diretora de Saúde Coletiva Carina Missaglia Dias. A vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, apenas para os profissionais da área.

Outros grupos
No período de 22 de março a 21 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe A será destinada a gestantes e já de 22 de março a 2 de maio para crianças de seis meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias e pacientes de doenças crônicas. A vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde e para recebê-la os portadores de doenças crônicas deverão apresentar atestado médico.
Segundo a Secretaria da Saúde, a vacina tem mais de 90% de eficácia e apresenta poucos efeitos adversos. Há relatos de dor no local da aplicação em 40% dos casos e outros de febre ou dor no corpo, mas nada grave.
Na forma intra-muscular, a vacina só não é indicada para pessoas que tiveram reação anafilática após a ingestão de ovo ou em dose anterior da vacina contra influenza. Segundo o Departamento de Saúde Coletiva, este ano não foi registrado nenhum caso de gripe A em Valinhos.

1. Cronograma de Vacinação
· 1ª. etapa: 8 a 19 de março: trabalhadores da saúde e população indígena
· 2ª a 4ª. etapa: 22 de março a 21 de maio: gestantes
· 2ª. etapa: 22 de março a 2 de abril: crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade e pacientes com doença crônica