03 DEZ 2010
Jogos entre Guarani, Ponte e valinhenses marcam abertura do Amador

A Prefeitura de Valinhos anunciou nesta semana, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, várias novidades para o Campeonato de Futebol Amador deste ano. Uma delas será a realização de partidas amistosas com as equipes campineiras, categoria SUB 20, do Guarani e da Ponte Preta. Os jogos marcarão o início da parceria da administração municipal com os dirigentes dos times de Campinas e a abertura das competições da 1ª Divisão. Os jogos ocorrerão no dia 18 de abril, no Campo do Bom Retiro, nos períodos da manhã e da tarde. O Guarani enfrentará o São Marcos (Campeão da 1ª Divisão de 2009), às 9h30, e a Ponte Preta, o Jardim Pinheiros (Campeão da 2ª Divisão de 2009), às 15h30. A entrada será um quilo de alimento não perecível (menos sal), que será doado para o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos.
A parceria com os times de Campinas, que recebeu total apoio do prefeito Marcos José da Silva, foi assinada no último dia 26, durante reunião entre o secretário de Esportes e Lazer, Danilo Sorroce; o coordenador das categorias de base do Guarani, Paulo Endrighi; a responsável pelas categorias de base da Ponte Preta e o treinador da SUB 15 da Ponte Preta, Maria dos Santos Oliveira e Wilian Figueiredo, respectivamente.
Segundo Sorroce a parceria com os times de Campinas não terá ônus para a municipalidade e incluirá, além das partidas amistosas com os campeões da 1ª e 2ª divisão do Amador do ano passado, mais três itens. São eles: permissão para os profissionais de Educação Física da Secretaria de Esportes e Lazer participarem de processos de reciclagem nos clubes, por meio de acompanhamento das atividades físicas e treinamentos; participação das categorias de base dos clubes em jogos amistosos com as equipes valinhenses; cessão em dois dias de semana de campos da cidade para treinamentos das equipes dos clubes e realização de amistosos com jogadores valinhenses.

Mais novidades

A inscrição solidária para as equipes interessadas em participar do Campeonato Amador 1ª, 2ª e 3ª divisões será outra novidade implantada pela Secretaria de Esportes e Lazer. Cada equipe deverá doar duas caixas de leite para se inscrever. As doações serão repassadas para o Fundo Social de Solidariedade. Também a implantação do cartão vermelho solidário será discutida em reunião no dia 31 de março, por sugestão do vereador Tunico.
De acordo ainda com o secretário de Esportes e Lazer, neste ano somente serão aceitas inscrições das equipes que tiverem pelo menos um membro com curso de primeiros-socorros concluído. O curso é realizado gratuitamente pela Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros de Valinhos.

Melhorias

Outra novidade que deverá agradar os dirigentes das equipes e os jogadores valinhenses neste ano será a qualidade dos gramados. A Secretaria de Esportes e Lazer realizou entre janeiro e fevereiro reformas em oito campos mantidos pela Prefeitura, com reposição de grama, técnicas descompactação e cobertura do solo e adubagem.