03 DEZ 2010
4ª Semana da Mulher Valinhense será de 8 a 13 de março com atividades variadas

As atividades da 4ª Semana da Mulher Valinhense, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em Valinhos, terão início no próximo dia 8 de março, segunda-feira, com variada programação gratuita que vai até o dia 13, sábado. A ação inclui exposição de artes, palestras e debates, sessão de cinema, entrega de medalhas, além de exames médicos e participação na 3ª Marcha Mundial das Mulheres que sairá de Campinas, passando por Valinhos e outras cidades, com destino a São Paulo, ação que deverá reunir cerca de três mil mulheres de várias regiões do país. A semana está sendo organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura, com apoio do Fundo Social de Solidariedade, Câmara Municipal, Associação dos Clubes de Mães e Grupo Rosa e Amor.
No dia 8 de março, segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, a semana será aberta às 19 horas, no saguão do Paço Municipal, com a exposição de artes “A Mulher do Vale na Arte”, do grupo de mulheres do bairro Vale Verde. A exposição poderá ser visitada até o dia 12 de março, sexta-feira. Também no dia 8, às 19h45, na sala Ivan Fleury Meirelles, da Prefeitura, haverá uma palestra ministrada por Léa Amábile de Queiroz Telles, presidente do Conselho da Mulher de Americana, que destacará a trajetória social das mulheres, especialmente neste ano quando é comemorado o 100º Dia Internacional da Mulher.

Marcha Mundial
No dia 9 de março, por volta das 11 horas, nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia, cerca de 20 mulheres de diversos grupos de Valinhos irão receber as marchantes de vários movimentos do País, integrantes da Marcha Mundial de Mulheres – 3º Ação Internacional, vindas de Campinas. Ao chegarem em Valinhos, as marchantes serão acolhidas em um ato simbólico com a entrega de pães e rosas, em menção à primeira manifestação em 1995, em Quebec, no Canadá, quando 850 mulheres marcharam 200 quilômetros em uma ação que marcou a retomada das mobilizações das mulheres nas ruas, culminando em diversas conquistas.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sueli Mamprin, em Valinhos as integrantes da marcha ficarão alojadas no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, cujo espaço foi liberado pelo prefeito Marcos José da Silva (PMDB) em apoio à atividade. Às 19 horas elas divulgarão os objetivos da mobilização no plenário da Câmara Municipal. “Partiremos no dia seguinte, dia 10, às 6 horas, e marcharemos 10 quilômetros até Vinhedo para nos juntarmos com mais grupos da cidade vizinha”, disse Sueli ao destacar que essa será a primeira participação de Valinhos na marcha.  Ela também informa que na noite do dia 10 haverá outra atividade dentro da 4ª Semana da Mulher Valinhense, com a sessão solene na Câmara Municipal para a entrega da medalha “Sarah Kubitschek”, instituída por decreto de autoria da vereadora Dalva Berto (PSDB) que homenageia personalidades civis e militares que se destacam na luta pelos direitos da mulher, com relevantes serviços prestados à sociedade.
Já no dia 11 de março, quinta-feira, será apresentado na Sala Ivan Fleury Meirelles, da Prefeitura, às 19 horas, no Cine Mulher, o filme “Vestida para casar”. O evento é uma promoção do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama, Dra. Adriana Di Nardo Silva. No dia 12, sexta-feira, às 14 horas, no Centro de Múltiplo Uso, sede da Associação dos Clubes de Mães no Parque Municipal, a entidade promoverá um encontro para as associadas e convidadas.

Semana da Mulher é encerrada no CACC com prestações de serviços

Para encerrar a programação da 4ª Semana da Mulher em Valinhos será promovido no dia 13 de março, sábado, no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio), o evento “Mulheres em Movimento”, das 9 às 16 horas. A Secretaria da Saúde participará com a realização de exames de medição de pressão arterial, glicemia, autoexame de mama, ultra-som, mamografia (recomendado que não se use ou remova antes do exame desodorante, talco, perfume ou cremes nas mamas ou axilas. Essas substâncias podem deixar resíduos que interferem nos resultados), além de Papanicolau para a prevenção do câncer do colo de útero (deve ser realizado no mínimo uma semana antes da menstruação, evitando duchas, cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame). Os profissionais da Saúde também darão orientação nutricional. No caso dos exames de mamografia e Papanicolau, as mulheres deverão se dirigir diretamente ao CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) das 9 às 16 horas. Já para o ultra-som elas deverão pegar o encaminhamento no CACC e o exame será realizado posteriormente no CAUE.O Centro Cultural "Vicente Musselli" promoverá apresentações musicais. Já o Grupo Rosa e Amor fará uma ação educativa sobre o câncer de mama e terá produtos em exposição e para venda. A OAB-Valinhos (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio da Comissão da Mulher Advogada, fará orientação jurídica. A Asserutil (Associação das Entidades Assistenciais e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos) será responsável pela praça de alimentação.
Haverá ainda exposição e venda de produtos de moda feminina promovidas por empresas do ramo. A Unilever e a Avon, que também estarão com estande de demonstração de produtos, contribuirão com a doação de kits para sorteios em eventos programados no decorrer da 4ª Semana da Mulher Valinhense. A Unilever também estará oferecendo exame gratuito para medição do colesterol. A Alazen Terapias terá um estande com demonstração de serviços de estética corporal e já ofereceu massagens que serão sorteadas pela organização do evento durante as demais atividades. Outras informações sobre a programação podem ser obtidas com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sueli Mamprin, pelo telefone 3871-4589.