03 DEZ 2010
Prefeito vai a Brasília e tem autorização para licitar UPA

O prefeito Marcos e o vereador Aguiar em encontro com o ministro Orlando Silva

O prefeito Marcos José da Silva obteve nesta terça-feira, dia 2, durante visita ao Ministério da Saúde, a autorização para iniciar o processo de licitação para construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na cidade. A notícia foi dada pela Coordenação Nacional de UPAs, logo após o prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Tosto, apresentarem ao órgão as alterações no projeto de construção. Pela apresentação inicial, a localização seria ao lado do hospital Santa Casa de Misericórdia, mas foi alterado para o Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, junto à Avenida dos Esportes. O vereador Aguiar acompanhou o prefeito na viagem a Brasília.
Marcos explicou que devido a dificuldades de estacionamento de veículos no projeto inicial, ele e os técnicos da Prefeitura transferiram a planta para o lado do Palco II da Festa do Figo, onde atualmente se encontram duas quadras de areia. A mudança foi anunciada durante a visita do ministro de Estado das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na Festa do Figo, no dia 16 de janeiro.
A obra está orçada em cerca de R$ 2 milhões, valor que inclui também o equipamento da unidade após a construção. Além da verba do Governo Federal, a ação contará também com contrapartida da Prefeitura. Após iniciada, a previsão é que a UPA seja entregue a população dentro de um prazo de 12 meses. Um dos objetivos da nova unidade será descentralizar e desafogar os atendimentos de urgências e emergências hoje realizados pela rede pública exclusivamente no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades).
A busca pela UPA começou no dia 27 de março do ano passado, durante a 1ª Oficina de Gestão Pública realizada em Campinas pelo Governo Federal. No encontro, o prefeito Marcos conversou com a secretária-executiva da Saúde, Márcia Bassit, sobre os programas do Governo Federal para a área. “Naquela época, ela nos contou sobre os novos pontos de Farmácia Popular e as verbas que seriam destinadas as UPAs. Em seguida iniciamos a preparação da documentação necessária”, contou.
No próximo dia 16, terça-feira, está prevista a visita da coordenadora nacional de UPA’s, Carla Pintas, que juntamente com técnicos da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, farão uma vistoria técnica ao local onde será construída a unidade.

Esporte
O prefeito Marcos também se reuniu com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e reforçou alguns pedidos apresentados ao Ministério, como cobertura da piscina do Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini” e adequação do local para mobilidade de deficientes físicos. Marcos apresentou também pedido para complementação de equipamentos para a Praça da Juventude do Jardim Paraíso, que será implantada na Praça Amélio Borin.
O vereador Aguiar apresentou ao ministro Orlando Silva um pedido para continuidade das melhorias no Complexo Esportivo “Eledir Rosa de Amorin”, no Jardim Maracanã. A solicitação, na ordem de R$ 600 mil, visa fechar as laterais da quadra, instalar arquibancadas e construir vestiários com banheiro para os atletas.

Temer
O prefeito Marcos e o vereador Aguiar estiveram ainda no gabinete do presidente do Câmara Federal, deputado Michel Temer. O prefeito foi informar o presidente e agradecer sobre pedidos em andamento conquistados através dele, como emendas parlamentares para pavimentação da Rua Itajaí, no bairro São Bento do Recreio, na ordem de R$ 196 mil e R$ 1,6 milhão para recapeamento de ruas da cidade.