03 DEZ 2010
Ministro visita Festa do Figo e confirma UPA em novo local

O prefeito Marcos José da Silva recebeu o ministro de Estado das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na 61ª Festa do Figo e 16ª Expogoiaba no último dia 16, sábado. Padilha visitou a festa, descerrou uma placa em homenagem a sua visita, experimentou o famoso figo com chantilly produzido pelo Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama, dra. Adriana Di Nardo Silva e conversou com os visitantes.
A vinda do ministro à cidade estava agendada para a abertura da Festa, no dia anterior, 15, sexta-feira. Contudo, Padilha, que estava em viagem acompanhando o presidente Lula, não pôde vir por conta de sua ida ao enterro da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arms, em Curitiba, falecida no terremoto no Haiti.Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito, eng. Moysés, a primeira-dama, dra. Adriana, o presidente da Festa, Jorge De Lucca, os vereadores Tunico e Aguiar e os prefeitos de Hortolândia, Ângelo Perugini, e de Capivari, Luis Campaci.
O prefeito Marcos lembrou que a relação de Padilha com a cidade é antiga. “O ministro, que é médico, chegou a fazer residência médica por um período aqui na nossa Santa Casa. Além disso, mesmo antes de ser ministro, ele já ajudava a nossa cidade lá de Brasília. A obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que levou água ao Country Club saiu por intermédio dele. Valinhos foi a única cidade que conseguiu verba para abastecimento de água, uma vez que o PAC era para esgoto. E foi o Alexandre Padilha, que na época era secretário para Assuntos Federativos, que alocou essa verba. O Padilha é hoje para mim e para muitos prefeitos uma das pessoas mais importantes do Governo Federal, pois sempre nos ajuda e nos abre muitas portas”.
O ministro lembrou de importantes obras que o prefeito Marcos conseguiu junto ao Governo Federal, como a que levou água ao bairro Country Club. “Eu sei que tem mais de R$ 20 milhões que o Governo Federal já repassou em obras para Valinhos através do prefeito Marcos. E por que a gente repassa? Não é só porque eu tenho um apreço especial por Valinhos, mas tem uma coisa que é fundamental: a gente tem tranqüilidade de repassar dinheiro. É a sensação de que a gente sabe que o dinheiro vem e vai virar obra rápido e melhoria para o povo”,declarou Padilha.
Padilha aproveitou a visita para confirmar a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", ao lado do palco 2, onde hoje existem duas quadras de areia . "Estamos garantindo uma UPA aqui no Parque para atender as emergências. São R$ 2 milhões só da obra. A UPA costuma reduzir 90% da necessidade da pessoa ir aos hospitais", disse o ministro. Essa UPA o prefeito Marcos já havia anunciado no final do ano passado e que sua construção se daria ao lado da Santa Casa. Devido a dificuldades de estacionamento o prefeito e os técnicos da prefeitura transferiram a sua construção para ao lado do Palco II da Festa do Figo, onde se encontram as quadras de areia, e que fazem frente para a avenida dos Esportes. O ministro, além de confirmar a UPA, autorizou a mudança de local.
A moradora do bairro Country Club, Alice Benedita Cândido de Andrade, que foi aluna do curso de padaria artesanal do Fundo Social de Solidariedade e hoje tem uma padaria, em nome dos moradores do bairro levou um pão de goiaba para agradecer ao ministro pela obra do PAC que levou a água encanada ao bairro.