03 DEZ 2010
Aumento do número de casos de dengue preocupa autoridades de Saúde

Valinhos conta até o presente momento com 27 casos de dengue, sendo oito contraídos no próprio município e 19 importados. Outras 10 notificações aguardam resultado de exame de sorologia. Embora a maioria dos casos tenha sido adquirida fora de Valinhos, a situação é preocupante. Como a maioria dos municípios, para este ano é esperado um número maior de dengue. Em Valinhos, o número de doentes já é quase o dobro do registrado em 2009, quando foram notificados 16 casos (seis autóctones e dez importados).
Segundo a diretora da Divisão de Controle de Vetor, Marli Aparecida da Silva, mesmo com o aumento nos números, Valinhos está conseguindo conter a situação graças ao trabalho diário de prevenção realizado em toda cidade. Dentre as ações desenvolvidas estão visita casa a casa, para orientação dos moradores e retirada de criadouros; controle de criadouros em borracharias, ferros velhos, funelarias e cemitério; avaliação da densidade larvária e ações educativas como palestras em escolas e empresas.
Com a previsão de aumento do número de casos, a Secretaria da Saúde está intensificando as ações, com a realização da busca ativa de novos doentes em bairros que apresentam casos positivos, além de vistoria e orientação aos responsáveis pelos imóveis e recolhimento de criadouros. Segundo a diretora da Divisão de Controle de Vetor, Marli Aparecida da Silva, a maior dificuldade encontrada é o grande número de casas fechadas e recusas a visita do agente de saúde. “É vital que haja um envolvimento maior da população em permitir o acesso do agente de saúde, assim como manter o imóvel livre de potenciais criadouros para o mosquito da dengue”, destacou.
Neste final de semana, a Prefeitura conclui a realização da operação cata-bagulho em toda a cidade, que está possibilitando a população a oportunidade de se desfazer de forma adequada de materiais inservíveis que poderiam servir de criadouro do mosquito da dengue.