03 DEZ 2010
Prefeito Marcos assina convênios de R$ 3,3 milhões com Governo Federal

O prefeito Marcos José da Silva assinou no último dia 8, sexta-feira, na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Campinas, cinco convênios que permitirão repasses do Governo Federal na ordem de quase R$ 900 mil para execução de obras em Valinhos. Nesta sexta-feira, dia 15, Marcos deverá assinar mais cinco contratos. A assinatura ocorrerá durante a solenidade de abertura da Festa do Figo e Expogoiaba e somará de cerca de R$ 2,3 milhões. Na ocasião, a superintendência da Caixa se deslocará a Valinhos, integrando o evento no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini” para realizar assinaturas de convênios com outras cidades da região. Somadas as contrapartidas da Prefeitura, os investimentos para Valinhos, especificamente, alcançarão R$ 3,3 milhões, que serão aplicados nas áreas de pavimentação, recuperação de vias, saúde, esportes e lazer.
Marcos ressaltou que iniciar o ano anunciando investimentos é algo muito bom. “Essas são verbas conquistadas no ano passado e que a Caixa Econômica Federal está liberando agora. Isso é fruto das constantes viagens que faço à Brasília, acompanhado por secretários, para conversar com deputados, senadores, ministros e até com o presidente Lula, a quem sou muito agradecido”, comentou.
O convênio de cerca de R$ 292 mil, é resultante da emenda parlamentar do deputado federal Carlos Sampaio, que somado a contrapartida municipal de mais de R$ 40 mil, permitira a administração municipal construir uma quadra poliesportiva coberta no bairro Santa Gertrudes, para atender os moradores locais e também da região do Jardim São Marcos.
Outra emenda parlamentar, do presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer, permitirá o repasse de mais de R$ 196 mil para pavimentar a Rua Itajaí, no bairro São Bento do Recreio. Essa obra terá contrapartida de cerca de R$ 23 mil pela Prefeitura.
Ainda na área de esportes e lazer, o prefeito Marcos assinou convênio para investimentos de R$ 195 mil na quadra poliesportiva localizada ao lado do Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva” e que atende deficientes físicos. A verba será utilizada para adaptação do acesso, cobertura e demais melhorias. A emenda que possibilitou o convênio é do deputado federal Guilherme Campos. A contrapartida da Prefeitura será de R$ 15,6 mil.
A reforma da cobertura do Pavilhão Industrial “Antônio Palácio Neto”, localizado dentro do Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, será outra obra que foi garantida com verba resultante de emenda parlamentar. O autor foi o deputado federal, Carlos Zaratini, que conseguiu R$ 146 mil  de investimentos. A contrapartida da municipalidade será de R$ quase 13 mil.
Valinhos recebeu ainda uma verba de aproximadamente R$ 60 mil do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, do Ministério das Cidades, que somada a contrapartida municipal de quase R$ 5 mil, será investido em projetos sociais de interesse social na área da habitação.
Os contratos que beneficiam Valinhos abrangem repasses envolvendo emendas do Orçamento Geral da União, autorizadas por diversos Ministérios. Além de Marcos, outros 15 prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas), assinaram contratos, que somaram de cerca de R$ 32 milhões. O vice-prefeito eng. Moysés (PMDB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Tosto, acompanharam o prefeito Marcos na ocasião.

Prestígio
Valinhos foi escolhida para servir de sede da assinatura de vários convênios com cidades da região, nesta sexta-feira, dia 15, durante a abertura da Festa do Figo, devido à grandiosidade do evento e da presença de várias autoridades, entre elas, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer. A superintendente do órgão, Fátima de Oliveira, estará presente e as assinaturas dos convênios serão realizadas a partir das 18h30 no espaço “Saudosa Maloca”. Para Valinhos deverão ser assinados cinco convênios, na ordem de mais de R$2,3 milhões, que permitirão investimentos na área de saúde e recuperação de vias públicas.
Em novembro do ano passado o prefeito Marcos esteve em Brasília com o presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer, solicitando R$ 1,6 milhão para recapeamento de ruas, e o deputado afirmou que a verba seria liberada. Um dos convênios é resultado desse encontro.
Através de emenda do deputado federal Arlindo Chinaglia, o bairro Nova Palmares I ganhará uma UBS (Unidade Básica de Saúde), com investimento de mais de R$ 292 mil e participação municipal de R$ 32,5 mil. Na mesma área, a partir de emenda do deputado federal Carlos Sampaio de mais de R$ 180 mil, para a reforma e ampliação de UBS.
Na área de esportes e lazer estão dois convênios: construção da praça “Gilberto dos Santos”, no Jardim Santa Maria, resultado da emenda do deputado federal Carlos Zaratini de R$ 146 mil, e melhorias no Centro de Lazer do Trabalhador “Ayrton Senna da Silva”, no valor de R$ 117 mil, por meio de emendas do deputado federal Nelson Marquezelli.