03 DEZ 2010
DAEV implanta sistema de telemetria no Country Club

Modelo para economia de energia em todo o país, de acordo com dados da CPFL Paulista (Companhia Paulista de Força e Luz), a Prefeitura de Valinhos, por meio do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) investe novamente em tecnologia com a implantação do sistema de telemetria (monitoramento à distância por meio de ondas de rádio) no reservatório de água e poços profundos que abastecem o bairro do Country Club.
Em setembro do ano passado o mesmo sistema foi adotado em parte do processo de abastecimento de água na ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, na casa de bombas da Rua Campos Salles, e no Reservatório de Água do América II, marcando a inauguração do CCO (Centro de Controle de Operações), da Autarquia, que fica na área da ETA 2. Construído pela Autarquia, o CCO foi equipado pela CPFL, com investimentos de R$ 400 mil, para melhorar a eficiência e reduzir os gastos com energia elétrica em 21%, o que corresponde a R$ 6 mil por mês.
De acordo com o presidente do DAEV, Rover José Rondinelli Ribeiro, a implantação do sistema de telemetria no Country Club foi possível graças à economia da administração do prefeito Marcos José da Silva (PMDB) durante a execução da obra do sistema de abastecimento, vinculada ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. “A obra custou R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,8 milhões repassados a fundo perdido e o restante, cerca de R$ 700 mil, pagos pelo município. Como houve uma sobra em caixa, o DAEV entrou com um pedido na CEF (Caixa Econômica Federal) para que a verba fosse reaproveitada na telemetria”, explica.
Rover comenta que com o sistema de telemetria haverá um controle maior no sistema de abastecimento do Country Club. “Ainda não sabemos os índices da futura economia, já que o sistema de abastecimento é novo. No entanto, é certo que em caso de falhas economizaremos tempo e trabalho. Poderemos realizar as correções necessárias de forma imediata e a distância, evitando falta de água”, conclui.