03 DEZ 2010
Governo Marcos acaba com fila de espera em creches

Cemei do Jardim Maracanã, entregue em maio do ano passado

O prefeito Marcos José da Silva anunciou nos primeiros dias deste ano que a administração municipal conseguiu acabar com a fila de espera nas creches municipais de período integral. Isso está sendo possível graças à construção de três novas unidades, além de convênio firmado com as creches do Centro Educacional Infantil ABC e do Instituto Educacional Castelo Baluarte. Somado a isso adotou-se a implantação de uma listagem única de solicitação de vagas, o que eliminou duplicidades.
Para o prefeito Marcos, a resolução dessa situação é motivo de grande satisfação. “Desde o longínquo ano de 2001 está em tramitação na Justiça um processo ajuizado pelo Conselho Tutelar contra a Prefeitura, exigindo o atendimento a 680 crianças que estavam na lista de espera por creches. Essa era uma das grandes preocupações que eu tinha quando assumi em 2005, dentre tantas dificuldades que herdei do prefeito anterior. Mas conseguimos superar mais esse importante obstáculo, ainda mais por se tratar de criança, e praticamente zeramos a fila de espera que havia. Isso é um conquista como poucas e neste país são pouquíssimos os municípios que têm essa situação como a nossa, acho que dá para contar numa mão”, comemorou emocionado o prefeito.
Levantamento realizado pela Secretaria da Educação constatou que das 680 crianças que faziam parte da lista inicial do Conselho Tutelar, fornecida em 2001, 393 já estudam no município, 207 não foram localizadas, 71 estudam em outros municípios, sete tiveram as matrículas canceladas e duas estão matriculadas para 2010.
Quando Marcos assumiu, essa lista atualizada pela Secretaria da Educação era de 479 crianças. Esse número reduziu com relação a 2001 em virtude da implantação de listagem única para inscrição nas creches municipais, que reúne na Secretaria da Educação as solicitações de vagas de todas as unidades municipais, o número de crianças aguardando vaga está em 68, mas segundo a Secretaria da Educação todas já têm reservas garantidas para 2010 nos CEMEIs.

Carta do Conselho
Para certificar-se do direcionamento dado à lista de espera para creches municipais, no último dia 4 de dezembro o presidente do Conselho Tutelar, Carlos Alberto Barboza, esteve reunido com representantes da Secretaria da Educação. Com base nos dados obtidos na reunião, o Conselho Tutelar emitiu um ofício ao Ministério Público reportando que “a lista inicial enviada por nós e por esta Promotoria à Secretaria da Educação foi quase que solucionada, pois alguns empecilhos ocorreram, como por exemplo: ora a família não foi localizada, ora a família não aceitou a vaga onde estava sendo disponibilizada”.

Prioridade
Desde que assumiu o governo do município em 2005, a Educação tem sido, junto com a a saúde, as duas principais prioridade para o governo do prefeito Marcos. Na área específica de creches, Marcos dobrou o número de unidades municipais, com a entrega dos CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) do Jardim América II, do Jardim Pinheiros e do Jardim Maracanã. Até então só existiam os do Santa Maria, Jardim São Marcos e Capuava. Com a ampliação das unidades e celebração dos dois convênios com creches particulares, que possibilitaram a abertura de mais 203 vagas, o número de crianças atendidas em creches municipais que era de 260 em 2005 aumentou em mais 763, totalizando atualmente 1.023 vagas.
E como forma de se prevenir com relação ao fututo e ainda como forma de manter a política de evitar futuras filas de espera, o número de atendimento às crianças será aumentado. Para tanto já está sendo construída a creche no bairro Parque Portugal, que está em fase de cobertura, que vai atender 120 alunos. E ainda uma outra, que está sendo construída pela prefeitura de Itatiba, no bairro São Bento do Recreio, mas que irá, em parceria com Valinhos,  atender as crianças do bairro que residem em território valinhense.
A unidade do Parque Portugal está sendo construída com recursos provenientes do programa “Pró-infância” do Ministério da Educação da ordem de R$ 941.200 e uma contrapartida da Prefeitura de R$ 156.300. O convênio prevê também equipar e mobiliar a unidade, quando ela estiver concluída, com o repasse desde móveis, utensílios e computadores.
A nova creche está sendo construída em terreno doado pela família de Oscar Walker, mais precisamente o filho Eduardo. Segundo o secretário da Educação, Zeno Ruedell, o bairro foi escolhido atendendo levantamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que apontava a região como sendo uma das que possui um maior número de crianças em idade de creche e também pela distância que ele fica de outros bairros que possuem CEMEI e poderiam atender essa demanda.