Um grupo de 40 professores de séries iniciais da rede municipal de ensino acaba de concluir o curso de Pró-letramento de Português e Matemática que foi promovido pela Secretaria da Educação em parceria com o Ministério da Educação. A solenidade de formatura da capacitação foi realizada no último dia 27 de outubro no CAPI (Centro de Aprimoramento Pedagógico). O evento contou com a presença do secretário da pasta, Zeno Ruedell, da diretora do Departamento Pedagógico, Ana Angélica Júlio, e das professoras tutoras Selma Milani de Carvalho Cavalcante e Ana Maria Piva Foli.
O curso, com um total de 120 horas, teve início em abril e se estendeu até o final de outubro. O secretário Rudell parabenizou os professores da rede que ministraram o curso e os 40 que fizeram a capacitação. “Esses professores deram uma demonstração da preocupação que têm com a própria formação, pois sem serem obrigados tomaram de seu tempo livre à noite uma vez por semana para fazer a capacitação”.
Rudell ressaltou ainda que a realização deste curso demonstra a preocupação que a administração municipal tem com a capacitação dos professores. “Atrelado a isso, temos os investimentos em melhoria da infraestrutura das escolas, mais de 27 das 50 unidades passaram por reforma e ampliação, além do fornecimento de material didático e uniformes escolares, tudo isso visando o oferecimento de um ensino de qualidade”.
Formação continuada
O curso de Pró-letramento de Português e Matemática é um programa do Ministério da Educação de formação continuada para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental desenvolvido em parceria com universidades. Esta foi a 16ª turma de formação de professores tutores e contou com a participação de mais de 320 representantes de 30 municípios do Estado.
As duas professoras tutoras participaram desta capacitação com 100 horas durante o período em que ministravam o curso. “Com isso foi possível trazer a parte teórica para os professores aplica-la em aula e depois rever com eles como foram os resultados. Funcionamos como uma ponte entre o saber universitário e a prática do dia-a-dia”, contou Selma.
A professora Nádia Camargo, que leciona há cinco anos, disse que o curso foi excelente, pois conciliou teoria e prática em sala de aula. Ela contou que constantemente está em busca de aperfeiçoamento, já realizou pós-graduação e quando teve informação sobre a realização do curso de Pró-letramento fez questão de participar. “Este é o primeiro ano que dou aula para a primeira série e achei importante fazer esse curso sobre alfabetização.”.
Já a professora Juliana Polidoro da Silva, que ministra aulas há 12 anos, destacou que o curso teve uma proposta reflexiva. “Considerou o professor sujeito da ação, valorizando nossas experiências pessoais, novas incursões teóricas, os saberes da prática, além de possibilitar nos atribuir novos significados à nossa prática e ainda compreender e enfrentar as dificuldades com as quais nos deparamos no dia-a-dia”.