Objetivo é melhorar a parte psicológica das meninas e fortalecer a defesa para evitar falhas
Tão logo o Futsal Feminino de Valinhos, representado pela equipe da Secretaria de Esportes e Lazer, se despediu da Copa Campinas, as meninas já têm para 2017 planos de participar de várias competições, com treinos que começam a partir do início de janeiro.
O time que chegou pela terceira vez à semifinal da Copa Campinas, não avançou no último jogo contra a AFA/SEL de Atibaia, dia 26/11, em partida bem competitiva no Ginásio Rogê Ferreira, em Campinas, na 34ª edição promovida pela Liga Campineira de Futsal.
O placar terminou em 4 a 3 para a equipe adversária e Valinhos perdeu a chance da vaga para a final, mas não a vontade de seguir em frente. Segundo o técnico da equipe, o professor da modalidade da Secretaria de Esportes e Lazer Wesley Perceguini, o objetivo para 2017 é melhorar a parte psicológica das meninas e fortalecer a defesa para evitar alguns erros que persistem em continuar.
“A equipe é bem experiente e já treina há oito anos. As atletas precisam entender que erros são normais, mas devem ser ao máximo evitados em partidas decisivas como esta que acabou com a reversão do placar”, comenta o técnico.
Faltando 15 minutos para o fim do jogo, a AFA /SEL de Atibaia acabou virando o placar. No jogo de ida contra a mesma equipe, em 20/11, Valinhos havia perdido por 3 a 2 e dependia de uma vitória no tempo normal e prorrogação no jogo de volta para garantir a vaga na final.
O campeonato teve início no dia 28/8 com a participação de 12 equipes jogando todas contra todas e classificando apenas 4 para a fase semifinal. A equipe de Valinhos classificou-se na 4ª colocação na geral da categoria livre.
“São meninas muito dedicadas que o ano todo, desde 16 de janeiro, começaram a treinar de maneira bem comprometida, sempre as segundas e quartas-feiras e também aos sábados. Elas gostam do que fazem e boa parte está na equipe desde os 13 anos de idade. Hoje a faixa etária da equipe é entre 20 e 22 anos”, destaca o técnico.
Conheça a equipe – Além de ser comandada pelo técnico Perceguini, o time de Valinhos conta com o auxiliar Cyro Nezu e com o preparador Elielson Brasil Brum, também professores de Educação Física da SEl, e é composto pelas seguintes jogadoras: Ariane Gramostini, Kymberli Mayara, Beatriz Lodis, Adrianne Rafaela, Amanda Brandão, Camila Cantelli, Lorraine Pires, Edlaine Gonçalves, Jaida Giacomello, Cibelly Pires, Daiane Silva, Fernanda Ignácio, Gabrielle Nunes e Letícia Rabello.
Para o técnico Perceguini, a equipe teve um 2016 bem produtivo. “Foi um ano positivo, pois em das competições que participou, a equipe chegou em todas as semifinais e foi vice-campeã dos Jogos Regionais. Já em 2015, o time levou o troféu do Torneio Início da Copa Capivari e também o título da competição”, conta.