02 DEZ 2010
Começou dia 1º censo da pessoa com deficiência

O primeiro censo para apurar o número de pessoas com deficiência no município teve início nesta quinta-feira, dia 1º. O levantamento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Valinhos e terá sequência até 6 de novembro. Além de cadastrar as pessoas com deficiência, o censo visa levantar dados para o desenvolvimento de políticas públicas.
     Desde esta quinta-feira a CPFL Paulista (Companhia Paulista de Força e Luz) começou a entregar nas residências junto com as conta de luz do mês de outubro 40 mil formulários do censo que deverão ser preenchidos pela própria pessoa com deficiência ou seus familiares. O formulário ainda poderá ser encontrado em repartições públicas, supermercados, hospitais e empresas e, a partir do dia 1º de outubro, estará disponível para impressão no site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br). Formulários em braile poderão ser requeridos na Prefeitura.
     Os formulários preenchidos deverão ser depositados em urnas instaladas em mais de 100 pontos pela cidade, tais como supermercados, Unidades Básicas de Saúde e escolas. A compilação dos dados ficará a cargo da Rede Anhaguera de Educação. A campanha conta ainda com a parceria de várias instituições e empresas da cidade.
     O prefeito Marcos José da Silva (PMDB) destacou no lançamento do censo em 21 de setembro que com base nesse cadastro será possível a implementação de políticas públicas eficazes. “Fico muito feliz e realizado de ter sido o prefeito que criou o Conselho e de ver a Regina à sua frente. Conheço a Regina há anos, pois ela foi minha professora, e sei da luta pessoal dela em prol das pessoas com deficiência. Fico ainda mais contente em ver quantos parceiros estão envolvidos nessa empreitada do censo. Com essa soma de esforços, vamos conseguir bons resultados, o que nos ajudará a trabalhar cada vez mais e melhor”, afirmou.

Políticas Públicas
    A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Regina Augusta Donadelli, lembrou da luta para a instituição do órgão. Destacou que em dezembro de 2006 um grupo formado por pessoas com deficiência, familiares e amigos se reuniu com o prefeito Marcos para entregar uma pauta de reivindicações, entre elas a criação do Conselho. O grupo vinha tentando desde 1998 ter seus pedidos atendidos, mas só naquela ocasião foi recebido com o comprometimento de um estudo sobre o caso. Após a resolução das questões técnicas, o Conselho foi criado em 2007.      “Começamos a trabalhar e pensamos em realizar um ciclo de palestras. Fomos até o Ministério Público pedir ao Promotor Rodrigo (Rodrigo Sanches Garcia, 4º promotor de Valinhos) sua ajuda e ele nos questionou sobre quantas pessoas com deficiência tinha na cidade. Daí surgiu a idéia do censo”.
     O promotor Rodrigo Sanches Garcia disse que o censo possibilitará à Prefeitura e ao Conselho desenvolver políticas públicas mais amplas para a área do deficiente. Ele destacou ainda que o país, o estado e o município dispõem de leis suficientes para a garantia de direitos da pessoa com deficiência, o que se precisa agora é colocar em prática toda essa legislação. “Com o levantamento poderemos saber quantos deficientes existem no município, qual tipo de deficiência é mais presente, se os deficientes têm acesso ao trabalho”, exemplificou.