02 DEZ 2010
Valinhos terá Copa dos Campeões de Futebol Amador

Para alegria dos adeptos e torcedores do futebol amador, uma boa notícia foi dada pelo prefeito Marcos José da Silva aos dirigentes de equipes, durante reunião no final da tarde desta quarta-feira, dia 23. Valinhos terá Copa dos Campeões a partir de outubro deste ano. Segundo o prefeito, o objetivo é movimentar ainda mais as atividades da categoria e preencher uma lacuna no calendário.
       O Campeonato Amador ocorre de maio a setembro, em três categorias (1ª, 2ª e 3ª divisões), reunindo 64 equipes, com cerca de 1,3 mil atletas. Após este período, ou seja, do final de setembro até o início do ano seguinte, os atletas acabam ficando ociosos ou participando de torneios extra-oficiais, às vezes, até fora dos limites do município.
       Com previsão para começar no dia 25 de outubro, a Copa dos Campeões reunirá oito equipes. São elas: 1ª Divisão - AA São Marcos/São Cristóvão (campeã); Cerâmica Motta FC (vice-campeã), Água J.B. (3o lugar), Grêmio J. Valinhense/Aguiar Imóveis (4o lugar); 2ª divisão - GRU Jardim Pinheiros/Future Tintas (campeã) e Parque Portugal F.C. (vice campeã); 3ª divisão – equipes campeã e vice-campeã, a serem definidas, no próximo dia 18 de outubro.

Alto nível
       Durante a reunião com os dirigentes, o prefeito Marcos parabenizou as equipes pelo nível das competições do futebol amador valinhense que tem boa projeção em toda a região. “Com essa nova competição, teremos um maior tempo   durante o ano, em nossos gramados, os atletas das melhores equipes. Isso movimenta os campos da cidade, com a presença das torcidas organizadas e familiares dos jogadores. É bonito de ver”, diz o prefeito, que é admirador de futebol.
       Para o dirigente da equipe do São Marcos, tricampeão do Amador, Juliano Bahia, com a promoção por parte da Secretaria de Esportes e Lazer, a Copa dos Campeões estréia com credibilidade. “É um prêmio para que as melhores equipes possam demonstrar seu futebol por mais tempo no decorrer do ano”, comenta.
“A nova competição vai motivar nossos atletas, que ficam ociosos pelo menos durante cinco meses no ano”, acredita o dirigente da equipe Cerâmica Motta, Luiz Motta.  Já João Batista, da equipe Água J.B., destaca a segurança que os atletas terão em participar de um torneio que tem regulamento e estrutura oferecidos pela Secretaria de Esportes e Lazer.
      Segundo o diretor do Grêmio Juventude Valinhense, Osmar Carvalho, a nova competição virá coroar o futebol da categoria amador, que grandes espetáculos tem realizado na cidade. “Além disso, as equipes terão uma economia, já que não necessitarão mais se inscrever em campeonatos fora da cidade para manter seus atletas na ativa nos últimos meses do ano”, complementa.
      “A idéia da Copa dos Campeões é muito bacana e com certeza será uma continuidade da festa que é o Campeonato Amador de Valinhos. É uma valorização do trabalho de nossas equipes”, diz o dirigente do GRU Jardim Pinheiros/Future Tintas, Sidney Santiago. Na opinião do diretor do Parque Portugal F.C., Marcos Donizete Pereira Jardim, o novo torneio acabará servido também de preparação para o Amador do ano seguinte.

Disputas
         O sistema de disputa da Copa dos Campeões será realizado com etapas de classificação, semifinal e final. A fase de classificação terá dois grupos de quatro equipes, com sorteio a ser realizado no início de outubro.Tanto a fase semifinal, quanto a final, terão jogos únicos.
         De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Danilo Sorroce, um detalhe importante é que as equipes deverão manter em campo durante a Copa dos Campeões, 70% dos atletas da formação que disputou o Campeonato Amador, ou seja, 15 do mínimo de 16, e máximo de 22 exigidos pelo regulamento. “Esse percentual foi sugerido e aprovado pelos dirigentes das equipes participantes da reunião de apresentação da nova competição”, comenta.
        Sorroce acrescenta que está confirmada a utilização dos campos do Bom Retiro e São Cristóvão. Em relação a outros possíveis campos, datas e horários das partidas, a Secretaria de Esportes e Lazer informa que definirá após a elaboração da tabela do torneio.