Atividade oferecerá teste de HIV e sífilis até 1º/12
Começa na sexta-feira, 25/11, e prossegue até 1º/12 a Campanha ‘Fique Sabendo’, para testagem do HIV e da sífilis nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nos horários de funcionamento das mesmas, de segunda a sexta-feira.
O objetivo é estimular as pessoas a realizar o teste de Aids, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela aids (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas).
“Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de Aids”, destacou a secretária da Saúde, Rita Longo.
Segundo a secretária, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. “A campanha garante sigilo, confiança e qualidade no processo diagnóstico”, reforçou.
O diagnóstico tardio contribui para a morte de sete pessoas por Aids todos os dias no estado. A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2013 revela que a Aids é a quarta causa de morte entre mulheres entre 20 a 39 anos e a quinta causa de morte entre homens da mesma faixa etária.
A realização da Campanha é uma parceria da Secretaria da Saúde de Valinhos, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, com o Programa Estadual de DST/AIDS-SP.