Formação de grupos de trabalho foi prioridade
Os integrantes dos recém criados CONDEPAV (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) e CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural), em Valinhos, já iniciaram seus trabalhos. Eles tomaram posse e se reuniram para discutir medidas para colocar em prática ações necessárias para o desenvolvimento do setor no município.
Os membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural, criado pela Lei Municipal nº 5276/2016, assumiram no último dia 7/11, em encontro aberto no Centro Cultural ‘Vicente Musselli’.
A reunião foi coordenada pelo secretário de Cultura e Turismo, André Luiz dos Reis e membro, que agradeceu a presença dos nove integrantes presentes sendo: Dra. Juliana R. Fleitas, representante da OAB-Valinhos; Elisabeth A. Feltrin, representante da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura; Marcel Pazinatto, da Associação do Patrimônio Histórico de Valinhos (APHV); Denilson D. Soares, Secretaria de Cultura e Turismo; Julio Cesar da Silva, Clube de Carros Antigos de Valinhos (CCAV); Ricieri Mauro Baldin, da Associação dos Vitivinicultores de Valinhos (AVIVA); Franco Petroco, da Associação Italiana Abruzo Forte; Luiz Paulo Zanivan, da APHV (visitante); Sergio Ferrari, APHV.
Entre as propostas iniciais já ficou decidido sobre a necessidade da criação de um Regimento Interno do Conselho, documento que definirá as regras para o seu funcionamento.
Alguns integrantes destacaram o momento histórico que Valinhos vive com a implantação do CONDEPAV e a importância do trabalho que cada membro deverá desenvolver no Conselho. “Além disso, também foram destacados na reunião alguns locais considerados patrimônios históricos da cidade e outros bens já tombados como patrimônio histórico pelo CONDEPHAAT”, contou o secretário André Reis
A próxima reunião do CONDEPAV será no próximo dia 28/11, às 18h30, na sede da Casa dos Conselhos.
Já a primeira reunião dos membros nomeados do Conselho de Municipal de Política Cultural foi dia 3/11, também no Centro Cultural e coordenada pelo membro e secretário André Reis. O CMPC foi criado por meio da Lei Municipal 5275/2016. Estavam presentes os membros Erika Bergamo, Denílson Dias Soares, Melquesedeque Benedito Alves, João Moisés Garcia, Tomas Cajueiro, Dileuza Guedes André, Fabio Augusto Cerqueira, Guilherme Barella Ourique Almeida, além de Roberto Aparecido Faustino (visitante).
O secretário agradeceu a presença de todos e explicou na oportunidade os motivos relacionados à demora da nomeação dos integrantes do CMPC. Reis explicou que decorreu de orientações da área Jurídica da Prefeitura em função das eleições do último dia 2/10, havendo, portanto, nenhuma motivação da não nomeação ou instalação do referido Conselho em função do resultado das eleições.
“A única preocupação se deu por conta dos servidores a serem nomeados pelo Chefe do Executivo, alguns deles comissionados e que por isso estariam deixando seus respectivos cargos no final do ano”, destacou Reis.
Na pauta da reunião ficou acertado pela necessidade dos membros do CMPC realizarem nova eleição para o preenchimento dos cargos de suplente da sociedade civil e a criação imediata de um grupo de trabalho para discutir e elaborar o Regimento Interno. A primeira reunião do grupo ficou agendada para o dia 11/11, às 16h, na Casa dos Conselhos. Já a próxima reunião do CMPC ficou agendada para o dia 1º/12, às 18h30, também na Casa dos Conselhos.