Secretaria da Saúde promove palestras e orientações nas UBS’s
Conscientizar e estimular os homens sobre a importância da realização de exames preventivos que podem identificar o câncer da próstata, entre outras doenças. Esse é o principal objetivo da campanha ‘Novembro Azul’ em todo o país.
Em Valinhos, a Secretaria da Saúde tem intensa programação marcando a campanha com palestras abertas ao público e em empresas e ações juntos aos grupos de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Programação - No próximo dia 18/11 haverá palestra, aberta ao público, sobre ‘Prevenção do câncer de próstata: Lute por esta causa!’ com o médico Dr. Laércio Melotti, a partir das 8h, no Centro de Lazer, Cultural e Artístico da 3ª Idade Roque Palácio (Rua Campos Sales, 49 – bairro Santa Cruz).
Já no próximo dia 24/11, às 19h, será a vez do médico Dr. Braz Eugênio Carlos Franceschini abordar as questões para moradores e convidados do Condomínio Morada dos Pinheiros.
No último dia 1º/11 Dr. Marco Antonio Pinotti Ribeiro fez palestra sobre a temática para 80 funcionários da empresa Weidmann Tecnologia Elétrica, no bairro Joapiranga.
Desde o dia 3/11 até 23/11 haverá atividades nas 14 UBS’s junto aos grupos de gestantes sobre o enfoque da saúde do homem e pré-natal masculino. A atividade contará com a participação da equipe do Departamento de Programas e Projetos em Saúde formada por psicóloga, enfermeira, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e ginecologista.
“O pré-natal masculino tem por objetivo detectar as doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias (alteração do colesterol e triglicérides). Trata-se de uma estratégia para que os futuros pais realizem um check up durante o pré-natal da companheira, visto ser uma população que não procura os serviços de saúde espontaneamente para fazer prevenção”, destacou a secretária da Saúde, Dra Rita Longo.
Saiba mais - Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que em 2016 estão estimados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, o que representa sete novos casos a cada hora.
O câncer de próstata é um dos mais comuns no homem, mas não o que mais mata. Quando o tumor é identificado precocemente, os pacientes podem ser operados, submetidos à radioterapia, ou mesmo serem somente acompanhados sem nenhum tipo de tratamento. A chance de cura, dependendo das características do câncer, é de mais de 95%.
A campanha ‘Novembro Azul’ alerta a população para a realização do exame de toque e da dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) que podem indicar precocemente o aparecimento do tumor e evitar as consequências do segundo câncer que mais mata entre os homens.