Iniciativas fazem parte de convênio entre o Município e o Governo Federal
Começou na última segunda-feira, 31/10, a 1ª etapa de melhorias do sistema de sinalização semafórica e ampliação da rede de abrigos de passageiros dos ônibus urbanos de Valinhos. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes, o contrato prevê a substituição de postes de semáforos da região central da cidade, instalação de novos abrigos para passageiros de ônibus urbanos, entre outras novidades. As intervenções, que serão feitas por etapas, serão custeadas por meio de convênio entre a Prefeitura de Valinhos e o Ministério das Cidades no valor de aproximadamente R$ 1.657 milhão, sendo R$ 79 mil com verbas próprias do Município.
Na primeira etapa, serão substituídos os postes dos semáforos do cruzamento da Avenida dos Imigrantes com a Rua Antônio Carlos, próximo da sede da Prefeitura. Também serão instalados contadores, para registrar o tempo de espera e de travessia de motoristas e de travessia para os pedestres, além da substituição do cabeamento existente nos semáforos do local. A expectativa é que tudo isso seja feito até a próxima terça-feira, 8/11, dependendo das condições climáticas.
Também faz parte da primeira etapa das melhorias a colocação de um abrigo para passageiros dos ônibus urbanos na Avenida dos Esportes, próximo ao Centro de Especialidades Valinhos (CEV). A estrutura foi instalada e liberada para uso na última terça-feira, 1/11.
Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Odair Pelissari, tais melhorias no sistema semafórico da cidade, visam trazer mais segurança aos motoristas e pedestres evitando assim acidentes e atropelamentos nos cruzamentos. “Já quanto aos novos abrigos de ônibus o objetivo é trazer mais conforto aos passageiros que utilizam o transporte público, podendo aguardar sentados e protegidos das variações climáticas enquanto aguardam a chegada dos ônibus”, explicou.