Objetivo é oferecer uma rotina de exercícios e contribuir com a melhoria da qualidade dos participantes
As avaliações física e funcional voltadas aos praticantes de exercícios físicos nas academias ao ar livre de Valinhos têm novas datas programadas. O professor de Educação Física da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, Marcos Antonio Lopes, que já oferece orientações para a prática de atividades físicas semanalmente nas academias ao ar livre, estará especialmente nos cinco espaços da cidade, onde estão instalados os equipamentos, para as avaliações gratuitas em dois períodos: de 7 a 11/11 e de 5 a 9/12, das 7h30 às 10h.
Os participantes que queiram receber as orientações regularmente preencherão um formulário com informações sobre as condições de saúde dos mesmos e contarão com uma avaliação física que inclui aferição de altura, peso, índice de massa corporal, circunferência de cintura e quadril, de pressão arterial e frequência cardíaca. “A idéia é oferecer uma rotina de exercícios aos participantes que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida deles”, explica o profissional.
O acompanhamento pelo professor de musculação Marcos é feito, sempre das 7h30 às 10h, às segundas-feiras na academia do bairro São Bento (ao lado do Unidade Básica de Saúde); às terças na Praça Washington Luís; às quartas-feiras na Praça Brasil 500 Anos; às quintas-feiras no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) ‘Ayrton Senna da Silva’; e às sextas-feiras no espaço da Avenida Paulista.
O profissional foi contratado pela Prefeitura, por meio de concurso público, para atuar exclusivamente nestes espaços. O projeto teve início em setembro deste ano e já conta com vários participantes.
Nas academias ao ar livre há aparelhos diversificados para alongamento e resistência muscular, mobilidade articular e até desenvolvimento da força e resistência cardiovascular. O professor Marcos destaca que as orientações fornecidas são necessárias para que os usuários destas academias, implantadas pela Prefeitura, desenvolvam suas atividades com o maior benefício possível para a saúde.
“No desenvolvimento do projeto, observei que as pessoas têm bastante interesse em utilizar os equipamentos, mas muitas têm dúvidas da forma que devem executar os exercícios. Por esta razão, o objetivo deste projeto é incentivar o uso destas academias ao ar livre e ao mesmo tempo orientar os praticantes sobre a forma correta das atividades, tipos de exercícios possíveis, necessidade de aquecimento e alongamentos antes da prática da atividade física”, explica o profissional.
27-10-2016