A visita faz parte do projeto O galo pintor que acontece em Valinhos até o dia 04 de novembro, distribuindo 4 mil livros
Diante de olhares atentos e curiosos a escritora Aparecida Diniz foi recepcionada pelos alunos da EMEB Luiz Antoniazi em Valinhos; uma das escolas participantes do projeto O galo pintor. As visitas aconteceram nos últimos dias 20 e 21 de outubro. O projeto propõe a questão da diversidade, motivando a inclusão de pessoas com deficiência.
Divididos em turmas, 450 alunos dos segundos, terceiros, quartos e quintos anos puderam conversar com Cidoca - como a escritora é carinhosamente conhecida -, ouvir a história do livro, escrito por ela, O galo pintor, e esclarecer algumas dúvidas. A escritora motivou brincadeiras táteis, recebeu mimos das crianças e autografou o livro distribuído a cada um dos alunos.
Muitos olhinhos brilhavam e não acreditavam estar diante da figura de uma escritora, como Lívia, do 3º ano, que não segurou as lágrimas e se emocionou ao conhecer uma escritora de perto pela primeira vez. "Quando falamos aos alunos que eles conheceriam a escritora da história, eles ficaram extremamente ansiosos. Quando falei que ela daria autógrafo para cada um então...", entrega Grace Kelly Zambotti, coordenadora pedagógica da EMEB Luiz Antoniazzi. A visita desmistifica a ideia de que o escritor é uma figura distante da realidade e ainda motiva os alunos a pensarem na possibilidade de um dia se tornarem um escritor.
“Quando nós professores ficamos sabendo do projeto aqui na escola comentamos com as crianças e elas ficaram ansiosas não só para receber o livro, mas também para receber a escritora. Fizemos um trabalho anterior à visita. Lemos para as crianças e elas trabalharam em cima dessa leitura e interpretação. Esse projeto vem trazer pra gente tudo diferente, uma história diferente, um desenho diferente, um dia diferente...”, comenta Sandra Rebollo, professora do 3º ano, que já havia trabalhado em sala de aula o livros com os alunos .
Aliás, trabalhar a diversidade é a proposta do projeto O galo pintor, que utiliza-se da literatura infantil para propor uma reflexão e motivar a inclusão da pessoa com deficiência visual. A história escrita por Diniz, e distribuída aos participantes do projeto, traz ao leitor um mundo multicolorido de um protagonista que é cego.
"Aqui na escola nós já temos a preocupação com a questão da inclusão há um bom tempo e receber um projeto que trabalhasse esse tema veio contribuir. A conscientização é a grande questão quando falamos de inclusão, porque é muito fácil falar sobre inclusão e não fazermos com que ela aconteça", explica Grace Kelly. A EMEB Luiz Antoniazzi atende cerca de 10 alunos portadores de deficiência, entre eles 2 portadores de deficiência visual, que participaram e interagiram durante as visitas.
O projeto O galo pintor encerra suas atividades no dia 04 de novembro na EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, já tendo passado pela Apae e pelo Recanto dos Velhinhos. No total são 13 visitas da escritora em 2 escolas municipais e 3 entidades beneficentes e 2 mil unidades do livro O galo pintor distribuídos.
O galo pintor é uma iniciativa financiada pelo ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) - com patrocínio das empresas Contech, Supermercados Caetano e Asten, realização da Editora Adonis, apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos e produção cultural de 3marias Produtora Cultural.