Objetivo principal é a geração de renda, além de capacitação profissional
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) realizou nos últimos dois meses os cursos de Confeitaria, em setembro, e de Panificação, em agosto. Ao término de cada um, os alunos declararam que já vendiam seus produtos, fruto do aprendizado das aulas, atingindo os objetivos: a geração de renda e capacitação profissional.
A aluna Maria Inês Braga Mendes, do bairro Santa Gertrudes, está em seu segundo curso gratuito. “Fiz o de Panificação e agora o de Confeitaria. Eu já vendo meus pães”, comemora. Diariamente, faz cinco receitas de massa, rendendo, em média, 15 pães, divididos entre integral, de batata, cenoura e o tradicional. A Confeitaria incrementou suas vendas.
Já Danilo Aparecido Trindade Bufalieri, casado e pai de dois filhos, ficou desempregado e não teve dúvida: se inscreveu no curso de Panificação para tentar voltar ao mercado de trabalho, a partir de uma nova capacitação profissional. “Só tenho a agradecer ao Fundo Social pela oportunidade”, disse.
Erika Alves Sales também encontrou na formação uma nova oportunidade profissional. Juntamente com outra aluna, Damaris Molina, está formando sociedade para a produção de pães. “Aqui fiz amigos e ganhei uma sócia”, contou. As participantes elogiaram a oportunidade que o Fundo Social tem dado à população valinhense.
Ambos os cursos conferiram certificados a seus alunos.