Presidente da Junta de Serviço Militar (JSM): Lucimara Rossi de Godoy
Secretário da 165a Junta de Serviço Militar(JSM): Jefferson Alexsander Matelli
Delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar/14ª CSM : 1º Ten. Paulino Santos
Endereço: Rua João Bissoto Filho, 600 - Bom Retiro
Telefone: 3871-1447
e-mail: 165jsm.valinhos@gmail.com
Legislação Básica:
- Lei Nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 (LSM – Lei do Serviço Militar)
- Decreto Nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966 (RLSM – Regulamento da Lei do Serviço Militar)
- Portaria 163-DGP - NT 03 - DSM, de 11 de novembro de 2011 (Normas Técnicas para o funcionamento das Juntas de Serviço Militar)
ALISTAMENTO MILITAR
Os jovens que completam 18 anos em 2023 poderão realizar o Alistamento Militar pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pelo aplicativo do Exército Brasileiro http://www.eb.mil.br/aplicativos-mobile.
O procedimento deverá ser realizado pelo brasileiro no ano em que completa 18 anos, no período de 1º de janeiro a 30 de junho, devendo comparecer à JSM com a Certidão de Nascimento original, RG com CPF e comprovante de endereço para fins de agendamento de dia e horário para o alistamento (para os residentes comprovadamente em Valinhos).
Em casos de problemas de saúde, arrimo de família, brasileiros egressos do Exterior, eximidos, naturalizados, médicos, dentistas, veterinários, farmacêuticos, piloto privado, sacerdotes, oficiais e praças da reserva remunerada que tenham dúvidas quanto a sua situação militar, procurar a Junta de Serviço Militar para informações, pois cada caso possui uma legislação específica.
O ALISTAMENTO MILITAR SERÁ REALIZADO DENTRO DO PRAZO (ATÉ 30 DE JUNHO) E TEM UMA TAXA DE R$ 5,65. EM CASOS DE PERDA DO PRAZO, SERÁ COBRADA UMA MULTA NO MESMO VALOR.
MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE (19) 3871-1447.
É PROIBIDO O INTERMEDIÁRIO NO TRATO DE ASSUNTOS MILITARES, CONFORME PREVÊ O ARTIGO Nº 248 DO RLSM, EXCETO PARA CASOS EXCEPCIONAIS, DEVIDAMENTE COMPROVADOS POR DOCUMENTOS OFICIAIS (PROCURAÇÕES E OUTROS).
ALISTADO EM OUTRO MUNICÍPIO
Comparecer com o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e uma cópia ou uma cópia do RG com CPF e comprovante de endereço, para ser efetuada a transferência de residência e regularizar a situação militar, pois o alistamento é realizado uma única vez.
APRESENTAÇÃO NO EXAR (EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA)
O Exercício de Apresentação da Reserva é realizado na Junta de Serviço Militar (JSM), no período de 9 a 16 de dezembro ou pelo site www.exarnet.eb.mil.br de 1º de dezembro a 31 de janeiro.
Quem participa do EXAR:
- Oficiais e praças, incluindo o quadro feminino - da reserva remunerada e os reservistas de 1ª e 2ª categorias.
- Oficiais R/2, incluindo o quadro feminino - que realizaram o EI e o EPOT (mas não foram convocados como oficiais temporários); que foram declarados asp of e não tenham realizado o EI; os que realizaram o EAS mas não foram convocados para realizar o EIS; os oficiais temporários licenciados e os oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente.
- Portadores do Certificado de Dispensa de Incorporação – somente os que foram classificados em "Situação especial" (médico, veterinário, farmacêutico, dentista e piloto privado).
A APRESENTAÇÃO NA JUNTA É FEITA NOS 5 (CINCO) ANOS SUBSEQÜENTES, OU NO MESMO ANO, SE INCLUÍDO EM UMA DAS SITUAÇÕES ACIMA, ATÉ 1º DE DEZEMBRO. É GRATUITO SE REALIZADO DENTRO DO PRAZO, PARA OUTRAS SITUAÇÕES, ACIMA DESCRITAS, SÃO COBRADAS TAXAS MILITARES, VARIANDO CONFORME O CASO. INFORMAÇÕES SOBRE O VALOR LIGAR PARA 3871-1447
165ª JSM – VALINHOS-SP
Segunda via de certificados
Para a emissão de uma nova via do Documento Militar é necessário comparecer pessoalmente com os seguintes documentos RG, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA E BOLETIM DE OCORRÊNCIA. Será feita a atualização dos dados cadastrais e emissão dos boletos bancário para pagamento das taxas militares.
Solenidade cívica de juramento à bandeira
É realizada conforme prevê o Artigo 217 do RLSM, onde o cidadão recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e presta o juramento solene de se apresentar imediatamente, em caso de convocação de emergência no país, sendo que essa obrigação dura até a idade de 45 anos.
A cerimônia é cívica e conta com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos compromitentes, a ser realizada no ano corrente, com data, horário e local a ser agendado.