Este é o oitavo ano que a unidade participa da prova
Sete alunos do 6º ao 9º da Emeb André Franco Montoro receberam medalhas, além de certificados, na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), nas categorias prata e bronze. A cerimônia da entrega foi feita na própria escola nesta quinta-feira, 29/9, com a presença dos estudantes, pais, professores e representante da Secretaria da Educação do município. Este ano, a nota de corte foi 8.2, acima dos anos anteriores.
Este é o oitavo ano consecutivo que a escola participa da prova, ocorrida em maio deste ano. Ao todo, se inscreveram 234 alunos voluntariamente para participar da olimpíada, sob a orientação de três professores. Segundo uma delas, Eunice Beltrão, a prova, com questões dissertativas, envolve várias disciplinas. “Sempre obtivemos boas colocações”, comemora.
Conforme o diretor da unidade, Alceu Bento Petenuci Júnior, o resultado reflete o posicionamento da escola como organismo vivo. “Acreditamos no potencial dos nossos alunos”, afirmou, lembrando do desempenho do corpo docente e os pais, que sempre incentivam seus filhos.
Também foi lembrado na ocasião que a escola obteve o melhor índice na cidade junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), atrelado à qualidade do ensino, divulgado este mês. A cidade superou sua meta. No fundamental I o município ficou 0,6 pontos acima da meta projetada para 2019 e no fundamental II atingiu 2,6 a mais da meta prevista para 2021.
Só alegria – Os rostos dos alunos que receberam as medalhas retravam a alegria. O estudante Leandro Augusto Ghirardelli de Almeida, do 6º ano, recebeu medalha de prata. “Eu gosto muito de Astronomia. Gosto de olhar as estrelas”, revelou.
“Minha mãe está aí para me ver receber a medalha”, emocionou-se o aluno Nicolas Lima Barbosa, também do 6º ano, que recebeu bronze. Para ele, o conhecimento de uma forma geral é muito importante, mas sonha, assim como Leandro, em se tornar um profissional desta área.
Além deles, receberam medalhas também Júlia Cristina de Souza Alves (prata), Marina Anselmi, Luan Vinicius dos Reis, Murilo Nicolas Mombelli e Pedro Augusto Tebexreni Fraguglia (estes últimos, bronze). Todos os estudantes participantes receberam certificados.
Promoção - A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.