Atividade ainda incluiu orientações sobre alimentação saudável e preservação ambiental
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pertencentes ao Programa de Atendimento ao Idoso, tiveram uma aula diferente na quinta-feira, 15/9. Eles aprenderam a fazer uma horta vertical suspensa e ainda receberam orientações sobre alimentação saudável e preservação ambiental.
A atividade, realizada no Centro de Lazer, Cultural e Artístico da 3ª Idade Roque Palácio, foi coordenada, de forma voluntária, pelo educador ambiental, Márcio Cristian Ferreira, ligado à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas.
Segundo o educador, plantar o próprio alimento é uma forma de economizar e também cuidar da saúde, pelo fato de não haver aplicação de venenos. A horta suspensa pode ser feita com garrafas PET e contribui também com a redução do lixo no meio ambiente.
Além de aprender como cortar, furar e pendurar as garrafas, os idosos colocaram as mãos na terra e já plantaram algumas mudas de hortelã, alecrim, tomilho e manjericão.
A ideia do projeto é que os idosos sejam multiplicadores dos conhecimentos juntos aos familiares. A horta vertical é uma ótima solução para quem mora em espaços pequenos e que não tenham terra.
A aluna Carmelita Cardoso Alves Araújo, 84 anos, gostou de participar da atividade: “Que aula boa”, disse. Ela contou que já tem uma pequena horta em casa, mas que aprendeu novas ideias.
Nilda Villas Boas, 67 anos, mora numa casa toda em concreto. “Agora vai dar para fazer uma horta em casa. É fácil, prático”, disse.
Outras EJA – Segundo a Secretaria da Educação o projeto da horta vertical suspensa será levado para outros polos de EJA.