Objetivo é popularizar e ensinar a Ciência numa linguagem de cotidiano
Os 300 alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria da Educação de Valinhos estão tendo a oportunidade de participar do programa ‘Ciência Móvel’ em parceria com a Unicamp. A atividade tem como objetivo fundamental popularizar e ensinar a Ciência numa linguagem do cotidiano.
As primeiras turmas a participarem do projeto foram as da Emeb Cecília Meireles na quinta-feira, 15/9, e da Emeb Governador Orestes Quércia na sexta-feira, 16/9. Os alunos assistiram à palestra com o mentor e coordenador do projeto, Antonio José Silva Oliveira, doutor em Ciência na área de Física Atômica e molecular pela Unicamp.
Na palestra, o coordenador destacou alguns avanços da ciência, principalmente na área de tecnologia, e como ela está presente no dia a dia das pessoas. “A proposta é prestar conta dos trabalhos científicos e incentivar, especialmente, os jovens a tomarem gosto pela ciência”, disse. Os alunos assistiram ainda a dois filmes sobre o sistema solar.
Já na sexta-feira, 16/9, os alunos puderam fazer observação da lua e dos planetas em telescópios instalados na van do ‘Ciência Móvel’ para ensino e divulgação de Astronomia.
Segundo a Secretaria da Educação, no próximo dia 10/10 a palestra será levada para os alunos da EJA da Emeb Horácio de Salles Cunha e no dia 11/10 esses alunos participarão das atividades de observação do céu. Para o Departamento de Educação de Jovens e Adultos, o projeto vem enriquecer o conteúdo da sala de aula.
O ‘Ciência Móvel’ integra programa do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp. Trata-se de um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil.