A peça, com 20 minutos de duração, é uma viagem sensorial pelo universo da eletricidade
Em parceria com a CCR Auto BAn, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá nos dias 16 e 19/9 sessões de mini teatro para alunos de duas escolas municipais de educação básica. O espetáculo ‘Energia’, voltado a crianças entre 3 e 11 anos, é um teatro de bonecos itinerante e gratuito, apresentado dentro de um ônibus adaptado, dentro do projeto BuZum!
No dia 16/9, as apresentações serão na Emeb Profª Edina Ap. Bampa da Fonseca, no bairro Reforma Agrária. Já no dia 19/9 será a vez dos alunos da Emeb Horácio de Sales Cunha, no São Bento do Recreio, receberem a produção.
Serão seis sessões por dia, atendendo a um público diário de 300 crianças do Ensino Fundamental. Cada apresentação recebe no máximo 50 pessoas e acontece dentro do ônibus. A atividade, com variados espetáculos, já foi promovida por diversas vezes no município, sempre realizada através de patrocínio via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Material Pedagógico - Além da apresentação teatral, o BuZum! disponibiliza previamente um material didático complementar com dicas direcionadas aos professores que poderão relacionar o conteúdo apresentado aos temas trabalhados em sala de aula.
E após as apresentações, cada criança receberá um gibi, um teatro de papel para brincarem e montarem sua própria peça e os professores receberão o "Livro do Professor" que contém os espetáculos da BuZum! em formato de história em quadrinho.
Sobre o espetáculo – A peça, com 20 minutos de duração, é uma viagem sensorial pelo universo da eletricidade. Este espetáculo estreou em 2015 em Cubatão (SP). Já forma realizadas mais de 1.100 apresentações para mais de 40 mil pessoas em 30 cidades do país.
O mini-teatro ‘Energia’ mostra uma conversa entre a própria energia e uma criança bem esperta é o fio condutor do espetáculo, que viaja pelos diferentes meios de se produzir energia elétrica no Brasil.
Com ajuda de vários efeitos de luz, a Energia mostra ao menino que a partir da água, do vento, do sol, da queima de algumas substâncias e até mesmo de material radioativo pode se produzir eletricidade e que a maioria das ações cotidianas envolve a energia elétrica.
A concepção e texto são de Beto Andreetta e Mari Gutierrez. A direção é Wanderley Piras. No elenco estão Alessandra Siqueyra, Ana Elisa Mattos, Dinho Weller, Fabio de Sousa, Felipe Alves, Júlia Barnabé, Kelly Guidotti, Mariana Rhormens, Nilton Marques, Nina Rocha, Rafael Francisco, Roberta Belony, Thiago Thalles e Yuri Bathista.