São 17 postos espalhados pela cidade
A Campanha de Vacinação Contra a Raiva em cães e gatos termina neste final de semana, dias 17 e 18/9. A imunização estará disponível, gratuitamente, em 17 postos espalhados pela cidade, em funcionamento em escolas, igrejas, centros comunitários, praças, unidades básicas de saúde (confira relação).
Segundo a Secretaria da Saúde, no primeiro final de semana foram vacinados 4.066 cães e 818 gatos, num total de 4884 animais. O número está dentro da expectativa da secretaria, cuja meta geral, incluindo a zona rural, é imunizar perto de 20 mil animais.
A campanha transcorreu normalmente, de acordo com a secretaria. A principal recomendação é que os proprietários levem a carteira de vacinação do animal e também que os gatos sejam conduzidos de forma contida, como em gaiolas ou caixas. Levar seu cão com coleira e guia, focinheira caso seja agressivo.
Segundo o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mauro Pereira Silva Neto, todos os cães e gatos, a partir de três meses de idade, devem ser imunizados, mesmo no caso de fêmeas prenhas. Apenas animais que estejam doentes precisam aguardar a melhora do quadro para serem vacinados.
Em caso de proprietários que possuam a partir de cinco animais, poderá ser solicitado agendamento para vacinação na residência pelos telefones 3829-1252 ou 3829-2197. As vacinas, fornecidas pelo Ministério da Saúde, são de dose única (um miligrama por animal, independente do tamanho) e oferece proteção por um ano.
A doença - A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete mamíferos. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.