Atividade é uma parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região
Teve início nesta quarta-feira, 10/8, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cecília Meireles, a programação de palestras da 2ª edição do projeto social 'Trabalho, Justiça e Cidadania - TJC’ da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) da 15ª Região.
O Programa é uma iniciativa de construção de cidadania. Por meio do TJC, magistrados, professores e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Ética e Cidadania, nas escolas públicas, de forma a promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos.
A novidade deste ano é que, além de professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a ação será estendida, de forma piloto, para alunos e professores do 6º ao 9º ano da Emeb Governador Orestes Quércia.
A 1ª palestra desta edição foi proferida nesta quarta-feira, 10/8, pelo desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper com o tema ‘Assédio Moral nas Relações de Trabalho’ para 200 alunos de EJA da Emeb Cecília Meireles.
A programação prosseguirá no dia 17/8 na Emeb Governador Orestes Quércia. Haverá duas sessões: pela manhã com a juíza Olga Regiane Pilegis sobre ‘Contrato de Trabalho’ para alunos do Ensino Fundamental e à noite com o desembargador José Severino da Silva Pitas, com o mesmo tema, para os estudantes da EJA.
Já no dia 24/8 será para os alunos da EJA da Emeb Horácio de Salles Cunha com um magistrado a ser definido e a representante do INSS, Edileine Araújo. O tema será ‘Previdência: desafios para quem vai ingressar no mercado de trabalho e para quem já trabalha’.
Capacitação - Assim como no ano passado, no 1º semestre a Amatra ofereceu uma capacitação para os professores participantes do projeto para que, ao longo do 2º semestre, trabalhem as temáticas com os estudantes.
No final do ano, os alunos deverão elaborar trabalhos sobre o projeto na forma de cartazes, textos e outras. Ao todo serão atingidos pelo projeto mais de 500 alunos entre EJA e Ensino Fundamental.
Legenda: Desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper profere palestra para 200 alunos de EJA da Emeb Cecília Meireles.