Ambos os cursos visam à prevenção em diversas situações
A Defesa Civil de Valinhos promoveu duas reuniões nesta terça-feira, 12/7, ambas em sua sede. A primeira enfocou o programa agentes mirins, às 9h30, com 11 instrutores. Já o outro encontro acontece a partir das 19h30, com os 30 inscritos para o curso voluntários do órgão.
A primeira reunião de trabalho serviu para mostrar a importância do programa e a introdução pela primeira vez do game ‘Defesa Civil: A Aventura’, entre outros assuntos. Esta edição será ministrada para 118 alunos inscritos na EMEB Marli Aparecida Borelli Bazetto, no Parque Portugal. A nona e próxima turma do programa terá início no dia 1/8.
Já com a segunda turma de voluntários, será realizado o primeiro encontro. Na oportunidade, os inscritos devem explicar suas motivações para o aprendizado, além de conhecer o roteiro do curso.
Diferencial – A grande novidade do programa Agentes Mirins é a utilização do game, desenvolvido pelo Estado em parceria com a Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP). Valinhos está entre as quatro cidades que utilizarão o jogo, sendo projeto-piloto aplicado na unidade escolar do município.
Os alunos aprenderão durante quase três meses como se portar diante de situações de risco até acidentes domésticos, incluindo ainda a prevenção às drogas.
Já o curso de Voluntários da Defesa Civil é desenvolvido em cerca de 12 encontros com vários profissionais, envolvendo o Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Petrobrás, em função dos dutos que passam pela cidade, a Vigilância Sanitária e outros, além da própria Defesa Civil. Os voluntários aprenderão ações preventivas em diversas situações.
As inscrições para o curso se mantêm abertas durante o ano todo, podendo ser feitas pelo site www.valinhos.sp.gov.br, clicando no banner (à direita) ‘Seja voluntário’.