Cerca de 40 alunos da APAE participaram do movimento cujo objetivo principal é alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito
Na manhã desta quarta-feira, 4/5, cerca de 40 alunos do grupo de teatro ‘Vem Ser da APAE’ e agentes de trânsito da Prefeitura de Valinhos promoveram uma blitz no trânsito, na Praça Brasil 500 anos, iniciando as ações do movimento ‘Maio Amarelo’ para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos vítimas de acidentes.
Eles distribuíram centenas de laços de cor amarela, símbolo do movimento. As blitzes educativas prosseguem durante todo o mês, em outros locais da cidade e, o pedido de apoio, será estendido a outros órgãos como Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
O prédio da Secretaria de Transportes e Trânsito também recebeu iluminação amarela na fachada e instalou uma faixa da campanha no prédio, para reforçar a campanha. “A Secretaria assina o apoio ao movimento e como signatária do Compromisso do Movimento, assume o comprometimento com iniciativas em prol de um trânsito mais seguro, divulgando junto à sociedade, que somente com educação e conscientização, trilharemos o caminho natural e obrigatório para a reversão do cenário de violência no trânsito”, explicou o secretário da pasta, Odair Pelissari.
Segundo dados do DataSUS, em 2014, foram 43 mil mortes no trânsito brasileiro, o que evidencia a necessidade da campanha. “Temos de conscientizar os mais próximos em casa, na escola, no trabalho, nas ruas e, também, influenciar outros públicos de nossa abrangência pelos mais diversos meios, buscando multiplicar a atenção à vida”, ressaltou a coordenadora do Programa de Educação de Trânsito, Márcia Crivellari.
Maio Amarelo - Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, o Maio Amarelo - previsto na Lei 5.090/2014 de autoria do vereador Rodrigo Fagnani ‘Popó’ - estimula a promoção de ações voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação dos riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Em atenção à legislação,há a divulgação e a discussão do tema: ‘atenção pela vida’, para que se alcancem soluções visando à redução de acidentes.