Em Valinhos, primeira ação será realizada na região central, neste sábado, das 9h30 às 12h
Por recomendação da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Valinhos antecipou em dois meses a Operação estiagem 2016, com início em 1º de maio e até 30 de setembro. Decreto instituindo a operação, de autoria do prefeito Clayton Machado, foi publicado na Imprensa Oficial do dia 29/4.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Valinhos, Eduardo Mathias, a recomendação foi feita porque o período tem registrado muitas incidências relacionadas à época de seca. “O Estado tem registrado muitas queimadas fora de época e a baixa umidade relativa do ar está em estado de atenção. Precisamos nos precaver”, alertou.
De acordo com o Plano de Contingência da Defesa Civil de Valinhos, considera-se estado de observação a umidade relativa do ar superior a 30%; estado de atenção para umidade entre 20 a 30%; estado de alerta: entre 12 e 20% e estado de emergência para umidade inferior a 12%.
Primeira ação será realizada no sábado
A primeira ação do órgão que dará início a operação será realizada no próximo dia 7/5, das 9h30 às 12h, na região central, em uma ação conjunta entre agentes da Defesa Civil, voluntários, Guarda Ambiental, Corpo de Bombeiros e agentes da saúde, que estarão distribuindo folders informativos e orientando a população sobre como proceder em caso de baixa umidade e, sobretudo, ressaltando os malefícios da queimada.