Atendimento social prevê melhoria na qualidade de vida deste grupo
Valinhos terá um Centro Dia do Idoso, projeto em fase de licitação pela Prefeitura. O prédio abrigará, durante o dia, idosos que necessitam de cuidados especiais. O centro, sob a tutela da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, oferecerá a idosos com mais de 60 anos atividades adequadas, sob a supervisão de equipe multidisciplinar.
A construção do Centro Dia do Idoso será na Rua Antônio Parizani (com Elzo Previtalle), no Jurema. O valor estimado da obra é de R$ 993.304,99. O prazo para o cadastramento das empresas interessadas é até as 16h do dia 11/4.
As empresas interessadas têm até as 9h30 do dia 14/4 para entregar os envelopes de documentação e da proposta de preços na secretaria (Rua Antônio Carlos, nº 301, Centro).
O início da abertura dos envelopes pela comissão de julgamento será a partir das 10h, no mesmo dia e local da entrega.
Já o prazo de execução das obras e serviços será de até 12 meses, contados da data da emissão da ordem de serviço, por parte da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
O edital pode ser consultado no site da administração (www.valinhos.sp.gov.br), com download gratuito, ou no guichê da secretaria responsável, mediante o pagamento de R$ 15, no horário entre 9h e 16h.
O que é o Centro Dia – O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Aurélio Padilha Junior, explica que o Centro Dia “é uma das alternativas de serviços propostos para a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas do município”. “O Centro Dia é muito importante porque permite que idosos em vulnerabilidade tenham maior autonomia no seu dia-a-dia, sendo instrumento de prevenção, inclusive ao isolamento. Além de que não existe no município”, destacou.
O local social é destinado a ofertar serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade. “É um instrumento para promoção e garantia dos direitos da população idosa”, explica.
Os idosos passarão por atividades de cuidados diários, atividades lúdicas e terapêuticas, possibilitando que os usuários atendidos possam, após as atividades diárias do local, retornar para casa, mantendo seus vínculos familiares. O idoso poderá permanecer até oito horas diárias.
O quadro de profissionais deve ser composto por equipe técnica multidisciplinar, com coordenador, assistente social, profissional de atividades socioeducativas e socioculturais, profissional para atividades físicas - educador físico, terapeuta ocupacional, cuidador para idosos, auxiliar de enfermagem, agente administrativo, auxiliar de limpeza e cozinheiro.
07-04-2016