Atividade atende reivindicação da categoria
As 230 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) participam ao longo deste ano de capacitação promovida pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação. Segundo o secretário Rogério Miotto, a atividade atende reivindicação da categoria e integra programa de formação continuada oferecido aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.
“Esse tipo de formação continuada acontece de forma a integrar todos os profissionais dos Cemeis, em horário de trabalho, durante todo o ano letivo”, destacou Miotto. Além das ADIs, a capacitação é estendida aos oitos coordenadores e diretores e aos 16 professores dos oitos Cemeis.
Segundo o secretário, nestes encontros os diversos profissionais podem obter informações, refletir sobre elas, analisar, repensar sua prática, motivar-se a promover situações diferentes de aprendizagem, além de estabelecer vínculos e parcerias com os demais colegas de trabalho. “A formação continuada na área da Educação é de fundamental importância”, complementou.
A formação para a equipe pedagógica da educação infantil dos Cemeis em horário de trabalho teve início em março e irá até novembro. A carga horária é de 80 horas, sendo 40 de forma presencial, no Polo da UFSCar, e 40 para o desenvolvimento de atividades nos Cemei.
De acordo com o secretário, todo o planejamento foi baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e em outros documentos expedidos pelo Ministério da Educação e Cultura. Os temas abordados são: ‘Organização dos espaços, dos tempos e materiais’; ‘As diferentes interações’; ‘O cuidar e o educar’; ‘Práticas pedagógicas e recreativas’.
Alguns conteúdos como ‘Organização dos Espaços, dos tempos e materiais’, ‘As diferentes interações’ ou ‘O cuidar e o educar’, segundo Miotto, foram elencados para serem abordados com todos os profissionais. No entanto, mesmo tendo o mesmo conteúdo, as reuniões quinzenais com diretoras e coordenadoras possuem um enfoque em gestão escolar. As professoras, também quinzenalmente, encontram-se para debater sobre práticas pedagógicas.
E as ADIs, mensalmente, reúnem-se em pequenos grupos, com enfoque dado à rotina e à recreação das crianças.
“A proposta é que os diferentes profissionais dos Cemeis possuam a mesma concepção de infância e de educação, considerando a integralidade e indivisibilidade das dimensões: expressivo-motora, afetiva, cognitiva, ética, estética e sociocultural das crianças”, concluiu o secretário.
05-04-2016