Serão 229 dias letivos voltados para as artes
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, planejou um cronograma para 2016 com muitas atividades de arte, cultura e conhecimento. O retorno dos cursos no Centro Cultural Vicente Musselli, no dia 15/2, foi o pontapé inicial para a execução do planejamento. Serão 229 dias, distribuídos em dois semestres, com festivais, exposições, conferência municipal e outros.
O primeiro semestre se encerra no dia 1º/7, enquanto o segundo inicia 1º/8, com término previsto em 15/12. A ideia da secretaria é manter um ritmo de atividades, marcando a vida cultural da população valinhense. O cronograma, além de permitir melhor organização, facilita as possíveis parcerias para o desenvolvimento de atividades extras, como oficinas, workshops e outras.
“Como foi o caso do projeto ‘Mosaico de Imagens’, de fotografia digital, em parceria com a organização ImageMagica, realizado em novembro do ano passado”, explica o diretor de Cultura, Denilson Dias Soares.
Atividades – No dia 18/3 está previsto o segundo chamamento para as vagas remanescentes para os cursos de artes cênicas, visuais, dança e música. Ainda em março haverá a encenação da Paixão de Cristo, que levou ano passado cerca de dez mil pessoas ao espetáculo. As apresentações serão nos dias 24, 25 e 26, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, a partir das 20h.
As políticas culturais serão debatidas na Conferência Municipal da Cultura, dando vozes a vários segmentos. O evento está marcado para os dias 6 a 8/4. Em maio, é a vez de comemorar o aniversário da cidade, no dia 28.
Já para o segundo semestre, a partir de outubro, iniciam os festivais. “Teremos festival de dança, música, teatro, assim como as exposições”, enumera. No decorrer do ano, a pasta promove ainda os já conhecidos programas e projetos, como ‘Cantando o Sertão’, ‘Café Cultural’, ‘Cine Viva Itália’ e outros, realizados mensalmente.
24-02-2016