Prêmio foi concedido a apenas 207 municípios brasileiros
Há um ano Valinhos integra a seleta lista de 207 municípios brasileiros que estão livres do analfabetismo. Para marcar a data, a Prefeitura por meio da Secretaria da Educação promoveu uma solenidade de homenagem a professores e ex-professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.
A atividade foi nesta quarta-feira, 14/10, na Emeb Cecília Meireles, com a presença do prefeito Clayton Machado; do secretário da Educação, Danilo Sorroce; da diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Ednalva Batista Vila Nova; da diretora do Departamento de Apoio Pedagógico, Andréa dos Reis Ignácio; do vice-diretor da escola, Erivaldo Batista dos Santos; e 50 educadores, além do ex-aluno da EJA, Gerson Pimentel.
O selo de ‘Município Livre do Analfabetismo’ foi concedido pelo Ministério da Educação em 2014 a 207 cidades que atingiram mais de 96% de alfabetização, com base nos dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
O secretário da Educação, Danilo Sorroce, parabenizou a todos os professores que atuaram e atuam na EJA, contribuindo com a erradicação do analfabetismo no município e proporcionando a inclusão social de tantos cidadãos, que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa.
Emoção – Um momento marcante durante a solenidade foi o testemunho do ex-aluno da EJA, Gerson Pimentel. Ele contou que não pôde estudar quando criança para trabalhar e ajudar a família e, somente mais tarde, retomou os estudos por meio da EJA, e não parou mais. Fez cursos técnicos, que possibilitaram que conseguisse um emprego melhor, até ingressar na universidade e concluir o curso de Teologia.
Segundo Gerson, desde criança, seu sonho era usar um anel de formatura e finalmente pôde conquista-lo. Num gesto simbólico, a professora mais antiga da EJA, Miriam Fotelo Brazão, colocou o anel de formatura no dedo de Gerson, para emoção geral. A festividade prosseguiu com sorteio de brinde e confraternização entre os presentes.
15-10-2015