Das 26.425 consultas realizadas foram registradas 6.230 faltas
Balanço realizado pela Secretaria de Saúde do município referente ao 2º quadrimestre de 2015 constatou que a população não comparece a 25% do total de consultas marcadas por mês no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV). As faltas ao menos são justificadas pelos pacientes ou desmarcadas a tempo para que outra pessoa possa ser chamada no lugar. Das 26.425 consultas marcadas, 6.230 pacientes deixaram de comparecer.
“É um número muito alto, equivalente a 1 falta a cada 4 consultas. Se fossem avisadas com antecedência, seria possível realizar encaixes e, com isso, diminuir a fila de espera, principalmente nas especialidades mais concorridas”, destacou a secretária de Saúde, Rita Longo.
A fila de espera mais longa para atendimento na rede pública municipal é de 130 dias para a especialidade oftalmologia. Caso todos os agendamentos fossem realizados, o atendimento seria pelo menos 25% mais rápido.
Nas Unidades Básicas de Saúde, o percentual permanece quase o mesmo. Das 23.037 consultas realizadas, houve 23% de ausências.
Cada consulta marcada e não realizada, além de ser um desperdício de dinheiro público, também ocupa um período de tempo em que o médico poderia estar atendendo alguém que também precisa.
Além de desmarcar sempre que não for possível comparecer, a Secretaria de Saúde solicita que todos os pacientes cheguem com 15 minutos de antecedência para evitar ao longo do dia. “Uma pessoa chegando atrasada vai prejudicando o atendimento de todas as outras. É uma regra simples, mas que nem todos cumprem”, reforça a secretária.
15-10-2015