O número de votantes superou a expectativa do Conselho, sendo que 1.634 pessoas foram às urnas.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Valinhos, divulga na Imprensa Oficial do Município, na edição desta sexta-feira, 9/10, o nome dos cinco candidatos mais votados na eleição do último dia 4/10, para ocuparem as cinco vagas de titulares, e também dos quatro suplentes. Houve nove candidatos aptos a concorrer aos cargos (veja abaixo o resultado).
A eleição realizada em nível nacional na mesma data, foi acompanhada em Valinhos pelo Ministério Público do início da votação até o final da apuração dos votos, e considerada tranquila pelo CMDCA, sem nenhuma ocorrência. Puderam votar somente pessoas com domicílio eleitoral na cidade.
Ela foi realizada na EMEB Tio Pedro Brandini, das 9h às 15h, e a apuração iniciada logo após as 15h e encerrada às 18h. Todo o processo eleitoral, que é de responsabilidade do CMDCA, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação que está dando todo o suporte.
“O número de votantes superou a expectativa do Conselho, pois 1.634 pessoas foram às urnas. Do total, houve dois votos brancos e seis nulos. A participação foi bem expressiva se comparada, proporcionalmente, ao último pleito, em abril deste ano, quando houve eleição para uma vaga de titular com cinco candidatos e 270 votantes”, destacou a presidente da entidade, Adriana Simões.
O CMDCA também informa que, conforme cronograma do processo eleitoral, o período de interposição de recursos pelos candidatos quanto ao resultado da eleição é de 12/10 a 16/10, na Casa dos Conselhos (Praça Anny Carolyne Bracalente, Vila Boa Esperança), das 9h às 16h. Mas por tratar-se do feriado nacional no dia 12/10 os recursos deverão ser protocolados a partir do dia 13/10.
Os conselheiros eleitos para as cinco vagas, assim como os suplentes cumprirão mandato no quadriênio 2016-2019 e tomarão posse em 10 de janeiro de 2016.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Conselheiros Tutelares titulares eleitos:
Débora Batista Lopes Guimarães – 431 votos
Daniela Imbrunito Biatto – 279 votos
Décio Maróstica – 239 votos
Silvana Rodrigues Froes – 236 votos
Daniela Bianchin Betti – 112 votos
Conselheiros Tutelares suplentes:
Maria Cristina Silva Constâncio – 95 votos
Luciane Aparecida Herreiro Mitica – 92 votos
Jefferson Felipe Escobar Fedocci – 75 votos
João Batista Casarini – 67 votos
09-10-2015