Aquisição de mais materiais de trabalho, equipamentos e veículos está sendo feita pela municipalidade
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde - Departamento de Saúde Coletiva, se prepara para intensificar as ações de combate à dengue no município antecipando-se ao período de maior incidência da doença.
São várias ações desenvolvidas de forma sistemática durante o ano todo e para a operação de final de ano estão sendo adquiridos mais materiais de trabalho, equipamentos e veículo destinados a esta finalidade. A Secretaria de Saúde convocou mais agentes sanitários e supervisores de campo, através do concurso público, para reforçar a equipe de trabalho.
A partir da próxima semana, carros de som vão lembrar os moradores sobre os cuidados necessários para não proliferação da doença no município, principalmente no quesito água parada.
Também continuarão sendo executados as visitas às residências e pontos estratégicos (borracharias, ferros-velhos) com vistoria preventiva, bem como a busca ativa e controle de criadouros, aplicação de larvicida e orientação técnica para eliminação de criadouros do vetor.
Novas capacitações aos profissionais de saúde sobre a doença, coleta e identificação das larvas estão em andamento. Palestras de conscientização em escolas, empresas, feiras e eventos estão programadas.
A população pode ajudar a Prefeitura denunciando possíveis focos de proliferação pelo sistema 156 ou pelo dispositivo emergencial criado pela atual administração com o objetivo de agilizar as ações no combate à dengue, o “disk dengue”.
Além destas ações a equipe continuará realizando autuação sanitária aos responsáveis por imóveis com criadouros do vetor transmissor da dengue e a aplicação de larvicida em áreas com transmissão desencadeada, seguindo critérios técnicos e de acordo com a SUCEN.
As nebulizações (bloqueio de casos positivos) em bairros do município, de acordo com a transmissão e dados epidemiológicos, também serão intensificadas, assim como a instalação de armadilhas em UBS’s e em outros serviços municipais para captura do pernilongo da dengue.
Também está prevista a ‘Operação Limpa Dengue’, que é uma ação conjunta da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Obras e Limpeza Pública, com objetivo de eliminação dos criadouros do vetor transmissor da dengue e a “Operação Mais Saúde”, nos imóveis das áreas de transmissão de dengue, que consiste no Agente Sanitário adentrar na casa do munícipe, averiguar possíveis criadouros e retirar da casa.
É uma operação mais intensa que o trabalho casa a casa e visitas em pontos estratégicos, pois além da retirada dos objetos, o morador também é orientado quanto aos métodos necessários para que se que evite a proliferação de novas larvas do vetor transmissor da dengue.
08-10-2015