Indicador do TCE mede a efetividade das políticas públicas com dados de 2014; Valinhos recebeu nota B+ com 75 a 89,9% de aproveitamento
Em estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que mede a efetividade das políticas públicas municipais, divulgado no dia 5/10, Valinhos foi classificada entre as melhores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), obtendo a nota B +, o equivalente ao conceito ‘muito efetivo’ com 75% e 89,9% de aproveitamento.
Junto com Valinhos, somente 6 cidades da RMC (Artur Nogueira, Indaiatuba, Itatiba, Morungaba, Pedreira e Sumaré), obtiveram esta classificação que foi a nota mais alta obtida em todo estado, já que nenhum dos 644 municípios (capital ficou de fora) obteve a nota A.
O desempenho é enquadrado em cinco faixas de classificação: A, para desempenho altamente efetivo; B+, muito efetivo; C+, em fase de adequação; e C, para baixo nível de adequação.
Realizado pela primeira vez, o estudo do TCE foi feito com base nos dados de 2014 e avaliou a infraestrutura e os processos dos municípios nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção ao meio ambiente, cidadãos e tecnologia da informação, tais como: se há plano de educação, se tem avaliação de rendimento escolar, se a entrega de material escolar foi feita dentro do prazo, entre outros critérios.
De acordo com o prefeito Clayton Machado, o resultado reconhece o empenho e o trabalho da administração municipal na implantação de políticas públicas eficientes à cidade. “Valinhos novamente obtendo reconhecimento em nível estadual pela qualidade de suas políticas públicas que trazem agilidade e dinamismo a administração pública. Estamos muito contentes por atingir mais essa posição, estando à frente de municípios com arrecadações muito maiores”, comemorou.
07-10-2015