Serão apresentados 11 filmes no auditório da Câmara Municipal
Momentos da história de Valinhos contados em filme. Este foi o desafio de 165 alunos do 6º a 9º ano nas oficinas de Cinema de Animação promovidas no primeiro semestre em 11 escolas municipais. O resultado desse trabalho poderá ser conferido na 2ª edição do Festival Estudantil de Cinema de Animação que será realizada no próximo dia 25/9, às 18h30, no auditório da Câmara Municipal. O evento é aberto ao público.
Os 11 filmes a serem apresentados têm como tema ‘Valinhos: sua História e Memória’ e duração de um a três minutos de duração. Os trabalhos foram produzidos nas técnicas desenho animado ou sombra chinesa durante as oficinas realizadas entre abril e junho sob a coordenação da equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e professores de Arte de cada escola.
Durante o festival, os filmes serão julgados por uma comissão, composta por profissionais conhecedores das técnicas de sombras chinesas e desenho animado e da Educação. Os grupos premiados em cada categoria receberão troféus e ganharão uma viagem à Casa de Chocolate onde passarão o dia com todas as despesas pagas.
Todos os filmes farão parte de um DVD com making of (de fotos) que será doado a todos os alunos participantes das oficinas, juntamente com um certificado.
“É um projeto importante, que optamos por dar continuidade este ano. Ele enriquece o currículo de nossas escolas, já que promove uma série de habilidades em nossos alunos, como a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo, além de poder despertar vocações,”, destacou o secretário da Educação, Danilo Sorroce.
Momentos de criatividade - Nas oficinas de Cinema de Animação, os alunos participaram de todas as fases da produção do filme, desde elaboração do roteiro, desenho, animação e trilha sonora. Com a participação de 15 alunos cada, as atividades tiveram duração de três dias e um total de nove horas cada.
Os 165 alunos envolvidos foram selecionados pela coordenação das escolas e professores de acordo com aptidão para desenho, escrita, música e interesse. Em sete escolas as oficinas foram de desenho animado, coordenada por Maurício Squarisi, e em outras seis, de sombras chinesas, sob a coordenação de Wilson Lazaretti. A opção pela a escolha da técnica foi das próprias unidades.
“A animação é uma grande ferramenta pedagógica, pois os alunos estão sintonizados com a tecnologia, e com esse trabalho aprendem uma série de conceitos de outra forma e com mais prazer”, destacou Maurício Squarisi diretor do Núcleo de Cinema de Animação. O Núcleo atua há 40 anos com atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, produção e divulgação da técnica de animação em todo o Brasil e no mundo.
Fotos: Oficina de Cinema de Animação na Emeb D. Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari
14-09-2015