Capacitação é oferecida à distância pela Faculdade São Braz de Curitiba
Refletir e trocar experiências sobre a teoria e a prática na educação infantil. Essas são as principais propostas da formação pedagógica oferecida pela Prefeitura de Valinhos para diretoras, coordenadoras pedagógicas e professoras dos oitos Cemeis (Centro Municipal de Educação infantil).
Nessa sexta-feira, 11/9, as diretoras participaram de mais uma etapa da capacitação no Polo da UfsCar. A atividade é viabilizada pela Secretaria da Educação por meio de parceria com a Faculdade São Braz de Curitiba.
Segundo a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico, Andrea dos Reis Ignácio, a formação sobre a prática na educação infantil é dividida em cinco encontros com uma carga horária total de 40 horas/aula.
As orientações são oferecidas pela Faculdade na forma de vídeos sobre temas como a importância do brincar, sugestões de literatura e músicas infantis, rotinas na sala de aula. Além das atividades à distância, os trabalhos presenciais são coordenados pelas professoras da Rede Municipal Priscila Capeli, Érica Cristina Franco Molon e Elisiane Juliato.
“A proposta é refletir sobre práticas na sala de aula para a faixa etária de zero a cinco anos no enfoque da aprendizagem e socialização das crianças”, destacou a diretora da Divisão de Apoio à Educação Infantil, Marilda da Costa Isabel, lembrando que, além do papel de cuidar, as creches tem a função de educar determinada por lei.
A diretora do Cemei Antonio Montero Filho, Carmen Silvia Nascimento, disse que a participação na capacitação está sendo importante, pois apresenta novidades que podem ser inseridas no dia a dia, além de ser um momento para a troca de experiências entre os profissionais.
Segundo a Secretaria da Educação, a proposta é aprofundar a temática em 2016 e envolver também a participação das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).
11-09-2015