Exemplar é uma produção coletiva resultado de grupo de estudo sobre a temática
Quatro professores da Rede Municipal de Ensino de Valinhos participam do livro Trilhas Investigativas em Educação Estatística Narradas Por Professores que Ensinam Matemática, lançado pela editora Mercado de Letras. O material é resultado de atividades realizadas com os alunos em sala de aula, a partir de um grupo de estudo sobre a temática e visa subsidiar os estudos de professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis da Educação Básica.
Os professores autores do livro pelo município são Adriana Franco de C. Augusto, Nathalia Tornisiello Scarlassari, Rogério Ramos Socha e Sandra Regina Aguiar Garcia. Também integram a produção por Campinas as professoras Sezilia Elizabete R. G. Olmo de Toledo e Solange Aparecida Corrêa, além das pesquisadoras Celi Espasandin Lopes e Luzinete de Oliveira Mendonça, organizadoras da publicação.
Os projetos foram desenvolvidos na EMEB Dona Carolina de Oliveira Sigrist, EMEB Governador André Franco Montoro, EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto e EMEB Vice-Prefeito Antônio Mamoni.
As professoras e formadoras Adriana e Nathalia destacaram o quanto foi gratificante participar do livro. “É uma forma de divulgar e encorajar outros professores a desenvolverem projetos na área em sala de aula”, explicaram.
O secretário da Educação, Zeno Ruedell, parabenizou os professores pelo brilhante trabalho. “Serve de exemplo e estímulo aos profissionais da área e vem ao encontro da proposta da Secretaria de promover, estimular e apoiar o processo de formação continuada da categoria”, disse.
Narrativas - Com 154 páginas, o livro é composto por narrativas pedagógicas socializadas pelo grupo de professores membros do Grupo de Investigação e Formação em Educação Matemática (GIFEM), além de reflexões teórico-metodológicas sobre os trabalhos desenvolvidos pelos professores.
O GIFEM, vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística, da Universidade Cruzeiro do Sul, chega ao sexto ano de trabalho. Os encontros são quinzenais e todos os membros têm participação voluntária.
A proposta é a formação contínua de professores, em um trabalho de colaboração entre os profissionais que socializam suas práticas e refletem sobre elas, a fim de aprofundarem e redimensionarem seus saberes e fazeres docentes.
No livro, destacam-se ações pedagógicas pautadas no processo investigativo e no trabalho com projetos em sala de aula para a resolução de problemas, partindo de uma questão, um interesse de aprofundamento ou do conhecimento de um tema, o que exige que os estudantes busquem estratégias de ação, realizem levantamento de dados, estabeleçam relações e reflitam sobre o processo e sobre os resultados encontrados.
“Inseridos nesse movimento interativo de aprendizagem, os estudantes têm apresentado maiores possibilidades de desenvolver o pensamento crítico”, destacou a pesquisadora Celi Espasandin Lopes.
Legenda foto: Os professores autores da Rede Municipal de Valinhos no lançamento do livro na Livraria da Vila no dia 20 de maio.