Com 17 anos de experiência em tecnologia da informação, o secretário de Assuntos Internos espera contribuir com a revolução digital em Valinhos.
A Prefeitura de Valinhos tem em seu quadro funcional, pessoas gabaritadas que estão empenhadas em melhorar o dia a dia da cidade, por meio de soluções inovadoras e a partir de grande vivência na área.
Exemplo é o secretário de Assuntos Internos, Luciano Eduardo Caciato, que acaba de concluir o curso de pós-graduação strict sensu – Mestrado em Engenharia Elétrica – área de concentração Engenharia de Computação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Com a tese “Alta disponibilidade em serviços essenciais utilizando a virtualização”, a temática de nuvem computacional, é analisada pelo especialista desde 2005, sendo membro da equipe de implantação do sistema da Unicamp.
Computação em nuvens (em inglês, cloud computing) numa definição livre, é a capacidade de entregar serviços e infraestrutura de tecnologia da informação em redes privadas e na Internet, fornecendo a seus usuários acesso aos recursos computacionais que não estariam disponíveis em arquiteturas tradicionais, devido à complexidade técnica e aos altos custos envolvidos.
Com dezessete anos de experiência em tecnologia da informação e nove em engenharia industrial, especializações em Análise de Sistemas e mais de quatorze anos de vivência na área acadêmica em uma das universidades mais importantes do país, Luciano Eduardo Caciato é autor de publicações internacionais e projetos de sucesso, como o Infovia, virtualização e consolidação de data center, comunicação móvel, ensino à distância, entre outros.
Passagens na consultoria de grandes multinacionais completam o vasto currículo do professor que, desde Fevereiro de 2015, está à frente da Secretaria de Assuntos Internos de Valinhos, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos importantes para o município, como a ‘Cidade Digital’, constante no plano de governo do prefeito Clayton Machado, que proporcionará a integração entre órgãos públicos, a comunicação direta entre a administração pública e a população, a inclusão digital e o acesso à internet.
De acordo com Caciato, as vantagens desse sistema são inúmeras, permitindo a gestão de segurança por meio de vídeomonitoramento; a gestão de saúde com a otimização dos processos de compra e distribuição de remédios, agendamentos de consultas e exames, sem necessidade de filas e até mesmo a possibilidade de encaminhar o exame diretamente ao médico; a gestão da educação, permitindo a consulta da situação acadêmica dos filhos, realização de matrícula on-line, treinamento à distância para professores e profissionais da rede pública e muito mais.
“A cidade digital poderá levar a cidade para um novo patamar de evolução econômica e social, principalmente a inclusão digital e democratização do acesso às informações públicas da cidade e o acesso aos serviços públicos pela internet”, resumiu.
29-06-2015