Show de Ingrid Soto será às 11h, no Palco da escolha do público, na Praça Alfredo Issa, aberto ao público
Aluna de cursos de instrumentos musicais do Centro Cultural Vicente Musselli, da Prefeitura de Valinhos, Ingrid Soto está com apenas 13 anos, mas já atingiu várias conquistas como cantora e compositora em nome da paz no mundo.
A pacifista que recebeu até reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas), alcançou mais uma vitória recente por ter sido selecionada entre 2.400 bandas do Brasil, e classificada em 9º lugar, entre 16 escolhidas, para participar do festival do Dia Mundial da Música, celebrado em 21 de Junho, e desta forma se apresentar neste domingo (21) na Virada Cultural, em São Paulo.
O show será às 11h, no Palco da escolha do público, na Praça Alfredo Issa, aberto ao público. “Espero todos vocês na Virada Cultural neste domingo, neste dia dedicado à Música. Levem suas bandeiras, seus cartazes. Em uma só voz cessem as guerras”, convida Ingrid. Ela apresentará composições suas ao violão e ao lado do pai Wellington Ribeiro que a acompanhará com gaita.
Todas as nove canções de Ingrid, escolhidas em maio pelo público por meio de vídeos inscritos no Festival Nacional de Música, serão cantadas ao vivo no show. São elas: Cessem as Guerras, A Esperança, Evolução, Trilhas, Meus Olhos Meu Olhar, Se Libertando, O Futuro, Nós Fazemos Agora e Paz e União.
Esta última música em especial foi a que chamou a atenção da ONU/UNICEF e noticiada nas páginas da organização, além de estar autorizada em cartório para a utilização da instituição em campanhas em prol das crianças. Em 2014, a canção ficou entre as TOP 20 no festival mundial de música Master Peace com base na Holanda.
“Todas as músicas são ativistas que despertam a mudança e faz com que as pessoas reflitam positivamente sobre seus atos. São um chamado para os jovens perceberem e despertarem que somente nós podemos melhorar o futuro de nossa sociedade, nosso país e por fim nosso planeta”, diz Ingrid.
As canções também estão disponibilizadas no endereço eletrônico: http://www.diadamusica.com.br/ingridsoto. Neste dia, além de Ingrid, outras 4 bandas se apresentam até 17h. Também haverá o evento no sábado (20) com a participação de mais 5 bandas, das 18h às 0h20.
Além de cantora e compositora, Ingrid espera se tornar embaixadora da Unicef
Para traçar seus objetivos, Ingrid Soto conta, além do apoio do pai, com a colaboração da mãe, Carolina Soto Escobar, que praticamente tem trabalhado como assessora da filha nesta jornada como ativista e dedicada à música. Entre seus objetivos, a cantora almeja uma carreia sólida e também se tornar, ao completar 15 anos, embaixadora da Unicef (O Fundo das Nações Unidas para a Infância) para incentivar as empresas e pessoas a ajudarem as crianças em situação de risco.
A estudante do 8º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meireles, do Jardim Paraíso, além de levar o aprendizado a sério e garantir notas altas na escola, também faz questão de atuar em causas nobres.
Ela é engajada em prol as crianças vítimas das guerras e, como ativista pacifista, faz anualmente uma campanha de brinquedos e livros em Valinhos e realiza atividades em São Paulo com crianças que chegam ao Brasil em condição de refúgio, vindas de países em conflitos.
Desde os oito anos, Ingrid começou a compor, mas aos 10 se despertou para a causa ao assistir noticiários na TV sobre guerras e crianças como vítimas. Foi assim que escreveu sua primeira composição Paz e União, enviada à ONU juntamente com projetos que pretende desenvolver utilizando a música como ferramenta para selar a paz no planeta.
Participou de debates mundiais como Rio+20 e no ano passado foi convidada, a título de especialista em direito das Meninas, para representar todas as adolescentes do Brasil no debate Pequim+20, em comemoração dos 20 anos da convenção mundial dos Direitos das Mulheres.
A convite da Secretaria da Cultura de Porto Alegre (RS), participou de Conexões Globais em 2013 em reunião com jovens de diversos países. E este ano, em 30 de outubro, se apresentará para 800 pessoas no teatro SESI em Porto Alegre (RS) a convite do TEDX, contando sobre sua trajetória e utilização da música como ferramenta de mudança.
O TEDx é uma base mundial onde pessoas são convidadas a disseminar sua trajetória positiva para a sociedade por exemplo nos palcos já passaram: Bono Vox (cantor ativista vocalista da banda U2), Michele Obama (Esposa do presidente USA), argentina Pia Mancini, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, o economista indiano Dilip Ratha e Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2014.
18-06-2015