Análise técnica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos indica o replantio das árvores em local adequado para evitar acidentes e propiciar o pleno crescimento das espécies
As palmeiras imperial (roystonea oleraceae) plantadas em canteiro central da Rodovia Comendador Guilherme Mamprim começarão a ser gradualmente transferidas, a partir destes mês, para outros locais do município em cumprimento a uma análise técnica do Departamento de Praças e Jardins, que apontou incompatibilidade no atual local, com riscos de acidentes aos motoristas.
O laudo aponta que o canteiro é estreito e muito próximo ao leito carroçável da Rodovia, apresentando riscos de acidentes. “Por estarem muito próximas do leito carroçável, as plantas recebem calor e poluição dos escapamentos dos automóveis, prejudicando seu crescimento, sem falar que elas estão próximas da fiação em um local de difícil manutenção, por isso há risco de queda de folhas, o que pode vir apresentar acidentes”, aponta o documento.
Ainda de acordo com o laudo, as palmeiras imperiais podem atingir mais de 40 metros de altura e suas folhas mais de 5 metros de comprimento. Durante os anos que se seguiram após o plantio, a Secretaria de Meio Ambiente executou diversas substituições de mudas que não prosperaram. “Atualmente, num total de 135 metros plantadas no trecho avaliado, cerca de 30 mudas não obtiveram pegamento e as outras 105 estão em bom estado fitossanitário, porém com tamanhos desuniformes, já que o local de plantio não é adequado ao porte das mesmas”.
Diante desta avaliação, a Secretaria de Obras irá realizar o transplantio das árvores ao longo do ano em áreas adequadas, favorecendo o desenvolvimento integral das árvores e contribuindo com o visual paisagístico do município. “Iniciaremos nas próximas semanas a transferência dessas árvores para compor o paisagismo da cidade. As primeiras serão replantadas próximas à Estrada da Boiada, no balão da empresa Chr. Hansen”, esclareceu o secretário de Obras, Eliseu Dias.
17-06-2015