Meta é alcançar 80% do público-alvo
Valinhos vai chegando perto de alcançar a meta vacinal da Campanha Contra a Gripe, fixada em 80% para todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. As imunizações que são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde das 9h às 16h tiveram prazo prorrogado, e agora prosseguem até o dia 26 de junho.
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, até esta quinta-feira (11), os índices municipais apontaram que 66,19% do público prioritário já procurou uma das UBS’s para se vacinar, o que representa um total de 14.952 doses aplicadas. Já os pacientes com doenças crônicas atingiram 63,46%, o que corresponde 3.602 doses aplicadas.
Para imunizar 80% da meta estipula pelo MS, Valinhos precisa vacinar mais 3.120 pessoas do público prioritário e outros 939 doentes crônicos.
Fazem parte do grupo prioritário, os idosos, trabalhadores de saúde, indígenas, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional.
Professores, policiais e carteiros também fazem parte do público-alvo
Funcionários da Prefeitura serão imunizados no ambulatório médico do Paço Municipal
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Valinhos vai beneficiar também os grupos de professores e servidores da Educação Infantil e Fundamental e Ensino Médio, além de policiais militares e civis, bombeiros, guardas municipais e carteiros.
As pessoas pertencentes a esses novos públicos-alvo só poderão ser imunizadas mediante a apresentação de documento comprovando exercerem as profissões mencionadas. A imunização está sendo realizada nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde) até o dia 26 de junho.
Já os funcionários da Prefeitura, serão imunizados no ambulatório médico do Paço Municipal, nos próximos dias 19– das 10h às 16h e 26– das 8h30 às 16h.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a vacina, produzida pelo Instituto Butantã, também protege contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.
18-06-2015