Melhorias na Emeb Cecília Meireles e no Cemei Alberto Juliano serão entregues nos próximos dias
O pacote de obras efetuado pela Prefeitura de Valinhos em 15 escolas municipais e no CAP (Centro de Aperfeiçoamento Profissional) prossegue a todo vapor. As primeiras unidades a serem entregues serão a Emeb Cecília Meireles, localizada no Jardim Paraíso, e o Cemei Alberto Juliano, que fica no Jardim Maracanã. As duas unidades ganharam pintura nova nas partes interna e externa, além de revisão nos telhados e pequenos reparos na alvenaria.
O prefeito Clayton Machado fará a entrega das melhorias na Emeb no próximo dia 27/6 às 9h30 e no Cemei no próximo dia 4/7 às 11h. “A Educação e a Saúde são prioridades em nosso governo, pois têm relação direta com a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o prefeito.
Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, até o final de 2016 as reformas atingirão 44 das 49 unidades de ensino do município. “É o maior programa de melhoria na infraestrutura da rede municipal dos últimos tempos”, destacou.
Economia nas obras - O contrato de manutenção predial - firmado por regime de ata de registro de preço feito por meio de licitação - também tem sido elogiado pela economia gerada aos cofres públicos.
Conforme a tabela da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do mês de janeiro de 2014, o contrato da Prefeitura para realização da primeira etapa das obras foi 19,3% menor que os valores homologados pela fundação, representando uma economia de, aproximadamente, R$ 470 mil. A tabela FDE é uma referência estadual aos órgãos que fazem obras licitadas.
Entre os diversos serviços de manutenção predial, destacam-se a reforma de banheiros e alvenaria em geral, pintura, consertos da parte elétrica, reparos no telhado, substituição de pisos, implantação de rampas de acessibilidade, etc.
Nesta primeira etapa, segundo o diretor do Departamento de Manutenção dos Prédios Municipais, Gustavo Luiz Yansen, estão sendo contempladas as escolas: Sesi 299, EMEB ‘Marli Aparecida Borelli Bazeto’, CAP (Centro de Aperfeiçoamento Profissional), EMEB ‘Carlos de Carvalho Viera Braga’, EMEB ‘Prefº. Jerônymo Alves Corrêa’, EMEB ‘Profª. Alice Sulli Nonato’, EMEB ‘Luiz Antoniazzi’, Sesi 389, EMEB ‘Cecília Meireles’, CEMEI ‘Alberto Juliano Serra’, EMEB Vereador ‘Eber Carlos Severino Foratto’, CEMEI ‘São Lucas’, EMEB ‘Dom Martinho Rott’, EMEB ‘Antonio Caetano’, EMEB ‘Waldomiro Mayr’ e EMEB ‘Dom Bosco’.
Educação de qualidade - Além da melhoria na infraestrutura dos prédios escolares, a Administração tem dotado as escolas com tecnologia de ponta dentro do programa ‘Valinhos Digital’. Desde 2013 foram trocados os computadores de 12 laboratórios das 19 escolas de ensino fundamental, além dos das secretarias e sala de professores de todas as unidades.
Também foram instaladas câmeras de monitoramento em oito escolas, localizadas na periferia e na área rural, para coibir atos de violência, tráfico e uso de drogas e depredação do patrimônio. Foram 92 câmeras instaladas no interior e parte externa dos prédios, com investimentos de R$124 mil, numa ação conjunta entre as secretarias da Educação e de Defesa do Cidadão.
O Governo Municipal também tem investido na valorização dos profissionais. Entre os benefícios, está o cumprimento integral da Lei do Piso, a partir deste ano, atendendo reivindicação da categoria desde 2008, além de diversos cursos oferecidos para a formação continuada dos educadores. “Já estamos colhendo resultados desses investimentos. A Educação de Valinhos é avaliada como uma das melhores na Região Metropolitana de Campinas, segundo diversos indicadores”, concluiu o Secretário da Pasta.
17-06-2015