A partir desta sexta-feira, no feriado de 1º de Maio, até o domingo (3),Valinhos receberá um dos maiores eventos de Street Dance do país, o ‘Meeting Hip Hop’. Será a 13ª edição do evento, que passa a ter como única sede a cidade de Valinhos nas duas edições anuais, transformando a cidade na 'Capital Nacional da Dança de Rua'.
A ação será promovida em parceria com a Prefeitura, e apoio das secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer, e também integra a programação de aniversário de Valinhos que no dia 28 de Maio completará 119 anos de Elevação à Distrito de Paz.
São aguardados mais de 800 dançarinos de vários estados. Esta edição do Meeting Hip Hop terá, inclusive, a participação especial da professora e dançarina da França, Josy Sensuafro, que fará parte do corpo de jurados.
Até o ano passado, Valinhos recebia apenas uma etapa e Indaiatuba outra. “A infraestrutura e o apoio oferecidos pela Prefeitura de Valinhos foram determinantes para que as duas edições anuais, uma em cada semestre, passem a ser realizadas somente aqui, tornando o município a capital do estilo Street Dance”, diz o professor de Dança de Rua e organizador do meeting, Ralph Willian.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, André dos Reis, o governo do prefeito Clayton Machado tem o maior interesse em contribuir com a promoção do evento, considerada um das competições mais disputadas do país.
“A Cultura Hip Hop sempre foi muito bem aceita e difundida em Valinhos. O Centro Cultural Vicente Musselli tem curso específico de Dança de Rua que faz o maior sucesso e também conta com o grupo Step Company, formado por alunos, que já participou até de competições internacionais, e também será uma das atrações do Meeting Hip Hop”, destaca Reis.
Ele conta que a prefeitura dará apoio com a sessão de espaços públicos para a realização do evento. As apresentações dos grupos serão no Auditório Municipal, as batalhas no Centro de Convivência ‘Brasil 500 Anos’. Os dançarinos também contarão com alojamento no Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’. O Governo Municipal apoiará ainda com sistemas de som e iluminação.
Grande evento gratuito ocorrerá no domingo
Neste domingo, dia 3, a partir das 13h30, no Centro de Convivência 'Praça 500 Anos', haverá também 'batalhas' entre os competidores, nos estilos hip hop, popping, locking, breaking, house e dance hall, com a presença de jurados de cada estilo e da professora da França Josy Sensuafro. As 'batalhas' poderão ser vistas gratuitamente pelo público.
Já os interessados em assistir às competições nos dias 1º e 2 de maio (sexta-feira e sábado), a partir das 19h30, no Auditório Municipal, poderão adquirir seus ingressos na bilheteria do próprio auditório, nos respectivos dias das apresentações, ao custo de R$ 25,00.
Estão previstas cerca de 40 apresentações por noite de grupos vindos de vários estados, entre eles Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, além de São Paulo.
As competições serão nas categorias Junior (até 14 anos), Sênior (de 15 a 17 anos) e Avançado (acima de 18 anos). Os dançarinos competirão nas modalidades: solo, duo, trio, júnior, sênior e avançado. Os vencedores de cada categoria serão premiados nos três primeiros lugares com troféus.
Também haverá premiações em dinheiro para a maior nota do festival. Neste dois primeiros dias do evento haverá, inclusive, workshops no Auditório Municipal, das 13h30 às 18h, restritos aos dançarinos que participarão do festival e se inscreveram na atividade.
Informações podem ser obtidas pelo site do Meeting Hip Hop: www.meetinghiphop.com.br. O telefone para contato é o (19) 992801662.