Menos de um mês depois da eleição e posse do prefeito Clayton Machado na Primeira Vice-Presidência da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), Valinhos foi eleita e volta a ter poder de voto no Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH-PCJ), composto por 65 cidades, das quais apenas oito habilitadas a votar.
A recondução do município a um dos postos de liderança nos Comitês PCJ ocorreu em reunião realizada na sexta-feira, dia 27, em Piracicaba. Valinhos foi representada pelo diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização do DAEV, Eduardo Bottura, que apresentou a candidatura da cidade no CBH-PCJ.
A última vez que Valinhos ocupou lugar de destaque dentro dos Comitês PCJ foi no biênio 2002 a 2004, quando o município, que é um dos fundadores e sempre exerceu importante influência no Consórcio PCJ, se distanciou da entidade que define os destinos do setor de saneamento básico de seus associados.
Além de Valinhos, têm poder de voto e de voz nos próximos dois anos, no CBH-PCJ e do PCJ Federal, Piracicaba, Holambra, Atibaia, Capivari, São Pedro, Pedreira e Jundiaí, sob a presidência do prefeito piracicabano, Gabriel Ferrato dos Santos.
Compõem o CBH-PCJ prefeitos das cidades integrantes do comitê, presidentes dos serviços de água e esgoto ou seu representante, indicado por procuração.
01-04-2015